Thursday, 12 March 2009

NERSANT cria portal para a economia social no distrito de Santarém

A Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT) criou um portal vocacionado para a Economia Social do Distrito, um sítio na Internet de divulgação das instituições particulares de solidariedade social.
O Portal
www.esocialsantarem.com, apresentado ontem em conferência de imprensa, passa a divulgar as iniciativas das instituições particulares de solidariedade social, a rede existente no Distrito, as valências e serviços, as vagas disponíveis, desde a infância à terceira idade, disse o presidente da comissão executiva da Nersant.
António Campos adiantou que, além do Portal, a NERSANT criou uma Intranet, ferramenta que visa "normalizar procedimentos internos" nas instituições, desde a gestão de recursos humanos, economato, correspondência, entre outros.
Neste momento, das 202 instituições particulares de solidariedade social a trabalhar com acordos no Distrito, 34 já acederam à Intranet, sendo objectivo da NERSANT incluir metade das instituições até ao final do ano.
António Campos afirmou que o projecto surgiu de uma necessidade sentida durante uma acção de formação na área da qualidade, quando se percebeu que as instituições não dispunham das ferramentas informáticas nem tinham capacidade financeira para as adquirirem.
Os custos do projecto, assumidos pela NERSANT, serão praticamente esbatidos com o pagamento de 100 euros pelo alojamento na Intranet por cada instituição.
Esta ferramenta foi testada numa instituição ao longo dos últimos seis meses, disse António Campos à Lusa, adiantando que o projecto tem vindo a ser desenvolvido no último ano, o que implicou a realização de dezenas de reuniões e a apresentação à directora do Centro Distrital de Segurança Social.
O Portal está, por enquanto, em "fase experimental", havendo ainda apenas uma instituição de Abrantes a introduzir dados, adiantou.
O Portal permitirá às empresas da região, previamente acreditadas pela NERSANT, fazerem a oferta de produtos e serviços relacionados com a Economia Social.
Por outro lado, no futuro, o sítio permitirá fazer reservas directas quer em creches quer em lares e centros de dia.
"Será uma ferramenta com grandes benefícios para todos, incluindo para os que procuram resposta para as suas necessidades e desconhecem a rede de instituições existentes no Distrito", afirmou.

No comments: