Thursday 11 January 2007

Rede Portuguesa Global Compact (RPGC) -DEBATE NACIONAL

A Rede Portuguesa Global Compact (RPGC) na sua reunião realizada em 6 de Novembro de 2006 decidiu lançar um Debate Nacional sobre “Valores Éticos nas Empresas em Portugal” como parte da sua missão de divulgar os 10 Princípios na Sociedade Portuguesa. Ver ( www.apee.pt, www.pactoglobal.org.br/pg_principio.php, http://www.unglobalcompact.org ).

Este Debate Nacional tem carácter permanente e será pontuado por momentos de apuramento de tendências e resumo das contribuições obtidas que serão divulgados em eventos com projecção pública nos quais qualquer interveniente poderá participar, acompanhando desse modo o evoluir deste Debate.

Decorrerá de forma não centralizada, e de acordo com as metodologias e instrumentos que cada entidade participante entender mais adequados. Por exemplo, um órgão de comunicação poderá realizá-lo através da sua publicação, uma Empresa através de consulta aos seus trabalhadores e outros Stakeholders, uma Associação através do seu website, workshops, inquéritos ou estudos.

A RPGC espera que os participantes deste debate sejam inspirados pelos 10 Princípios e que reflictam sobre quais os Valores que melhor suportarão as Empresas Portuguesas de modo a garantir a sua Sustentabilidade nas vertentes económica, social e ambiental.
Mais especificamente a RPGC sugere que sejam investigados e debatidos os Valores que suportarão os objectivos de Crescimento e Emprego num quadro de Coesão Social e Preservação do Ambiente para as actuais e futuras gerações.

A RPGC aceita ser um dos pontos focais de concentração de informação sobre este debate, apoiando-se para esse efeito na APEE, entidade que actualmente assegura o Secretariado da RPGC.

De modo a dar início ao debate a RPGC propõe as seguintes questões:
1.Quais os Valores Éticos actualmente dominantes nas Empresas Portuguesas? E na sua própria?
2.Quais serão mais apropriados num quadro de Desenvolvimento Sustentável?
3.Qual deverá ser o papel das Empresas na construção de uma relação Ética com os seus Stakeholders (Trabalhadores, Famílias, Fornecedores, Accionistas, Clientes, Administração Pública, Academia, Terceiro Sector)?
4.Qual o papel dos indivíduos enquanto cidadãos, trabalhadores, consumidores, etc, na definição dos Valores Éticos?
5.Que visão tem desta questão para daqui a dez anos? Coincide com a que mais gostaria?

Para quaisquer esclarecimentos adicionais contacte:

e-mail Ana Veiga etica@apee.pt ou visite blog em http://www.apee.pt/blog/index.php

No comments: