Wednesday 17 January 2007

Conselho Nacional para Promoção do Voluntariado -Voluntariado Empresarial:Projecto Mão na Mão


Responsabilidade Social das Empresas e o envolvimento destas em iniciativas sociais de apoio à comunidade, nomeadamente através da promoção e desenvolvimento de acções de Voluntariado, tem-se tornado um eixo do desenvolvimento das sociedades modernas. Acompanhando esta evolução, também em Portugal, se verifica um crescendo de projectos e iniciativas de Voluntariado Empresarial, acompanhado por uma valorização pública também acrescida do contributo destas acções para o bem-estar da comunidade e das próprias pessoas e organizações nelas envolvidas. A expansão e o desenvolvimento de iniciativas de Voluntariado Empresarial podem ser fomentados através da disseminação de boas práticas em curso e da demonstração do reconhecimento público da sua importância, por forma a criar um efeito multiplicador junto de um maior número de empresas.Por outro lado, a promoção do Voluntariado em Portugal só poderá ser efectivada mediante o envolvimento simultâneo de todos os sectores da sociedade, potenciando neste esforço o contributo do sector empresarial


É no âmbito da responsabilidade social das empresas do envolvimento destas em iniciativas sociais de apoio à comunidade que surge um projecto social pioneiro em Portugal que dá pelo nome de Projecto Mão na Mão. Trata-se de um movimento empresarial para o voluntariado, liderado pelo Grupo PT Comunicações e que reúne o empenho e a disponibilidade de 17 empresas para participar em acções de solidariedade. As empresas assumem o compromisso de disponibilizar os seus colaboradores para as iniciativas a desenvolver, durante o horário normal de trabalho, sem qualquer perda de benefício inerente á retribuição e assiduidade. A cada empresa cabe a responsabilidade de assegurar a logística necessária à concretização das acções que lhe forem atribuídas bem como os encargos decorrentes.

DOCUMENTOS RELACIONADOS:Comissão das Comunidades EuropeiasCOM(2001) 366 final / Bruxelas, 18.07.2001Livro Verde - Promover um Quadro Europeu para a Responsabilidade Social das EmpresasCOM2001 366 (178,5k)

No comments: