Tuesday 18 December 2007

Odivelas: Loja do Cidadão «2ª geração» permite mais qualidade



A Loja do Cidadão de «segunda geração» vai permitir mais qualidade do serviço público e maior rapidez dos serviços municipais, afirmou hoje o primeiro-ministro na inauguração do primeiro destes espaços, em Odivelas.
O espaço mostra «uma administração pública à altura dos tempos, com vontade de se modernizar e que não se resigna a ficar na mesma», defendeu José Sócrates, durante a inauguração da loja, no centro comercial Odivelas Parque.
«O que aqui está foi feito por funcionários públicos, dando assim uma nova imagem da administração pública portuguesa», defendeu.
Para José Sócrates, a Loja do Cidadão de «segunda geração» em Odivelas «podia ser confundida com uma das mais promissoras e mais vanguardistas empresas do país», alicerçada no «melhor funcionamento» e na «melhor qualidade» do serviço público.
Por último, após frisar a novidade da existência de serviços camarários na Loja do Cidadão, o primeiro-ministro considerou a «maior rapidez e simplicidade» dos serviços municipais como «essencial para a competitividade entre municípios».
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, apelidou a inauguração destas lojas de «revolução cultural», por proporcionar uma organização dos serviços «em função da necessidade dos cidadãos» e pela junção de diversos serviços públicos.
Silva Pereira relacionou ainda a abertura das Lojas do Cidadão de «segunda geração» à «modernização» e «qualificação dos serviços» trazidos pela informatização dos serviços públicos, pelo plano tecnológico e pelo programa Simplex.
Para a presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador (PS), a loja é «um espaço único com mais-valias em termos de economia de tempo e acessibilidade» e «coloca Odivelas no centro da modernização».
A autarca socialista considerou ainda que, «no Portugal de hoje, a relação da administração com o público tem de ser mais descentralizada, mais célere e mais transparente» e que a Loja do Cidadão de «segunda geração» vai «mais longe na excelência do atendimento».
De acordo com informações facultadas pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Loja do Cidadão de «segunda geração» pretende ser «o ponto de contacto presencial, por excelência, entre a administração pública e o cidadão e as empresas, que concretize a necessária concentração de serviços, dimensionando a oferta de serviços em função da procura existente em cada local».
A Loja do Cidadão de «segunda geração» em Odivelas inclui um balcão multiserviços, onde poderão ser resolvidos vários problemas em simultâneo.
Naquele espaço existe também a Loja da Empresa, que visa disponibilizar informação e fornecer serviços relativos ao contacto das empresas com a administração pública, além de diversos serviços locais, como o apoio aos imigrantes, os licenciamentos municipais e informação relativa a programas como a Inserção na Vida Activa (UNIVA) e o Novas Oportunidades.
Por último, esta Loja do Cidadão engloba também balcões dedicados a serviços públicos e privados como os Correios, as Finanças, a Segurança Social e os Registos e Identificação Civil.
O espaço em Odivelas funciona das 08:30 às 19:30 nos dias úteis, e das 09:30 às 15:00 aos sábados.
Fora deste horário, existe o Balcão 24, em funcionamento até ao fecho do Odivelas Parque, com postos de acessos à Internet, terminais multibanco, postos de atendimento telefónico e ao qual se junta, após o fecho da loja, o balcão multiserviços.


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