Tuesday 4 December 2007

O Compêndio para a Sustentabilidade on-line



Este guia, Gestão do Conhecimento - Compêndio para Sustentabilidade: Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental, traz informações de uma variedade de fontes públicas. Foram citadas todas as referências apropriadas à(s) fonte(s) de informação e procuradas as aprovações para sua divulgação quando ainda em fase de elaboração. Este levantamento procurou manter a integridade das informações e respeitar a forma pela qual o seu conteúdo é apresentado por seus mentores, de modo a trazer ao leitor um retrato fiel de como estas ferramentas foram concebidas e para que são utilizadas. A atualidade e exatidão das informações devem ser creditadas a essas mesmas fontes, de onde foram extraídas. Caso alguma informação tenha sido atribuída de forma incorreta, ou que possa ser enriquecida com dados e comentários úteis, agradeceremos o contato. É permitida a reprodução do conteúdo desta publicação desde que citada a fonte correspondente ao texto reproduzido. Agradecemos.

O Compêndio para a Sustentabilidade on-line disponibiliza o conteúdo desta publicação na Internet de forma organizada e constantemente revisada, permitindo manter as ferramentas de gestão sempre atualizadas com as questões mais relevantes de responsabilidade socioambiental no país e no mundo.

O Compêndio para a Sustentabilidade on-line propiciará:
Atualização das iniciativas efetuadas pelas organizações autoras das ferramentas (principais centros de referência no tema), devidamente credenciadas via sistema;
O credenciamento permanente de novas organizações para incluir e compartilhar suas ferramentas de gestão;
A interlocução entre estas organizações e os gestores de ferramentas de gestão, garantindo assim o intercâmbio de procedimentos de sucesso de um país para outro.

O compêndio on-line é conseqüentemente parte de um esforço coletivo para ampliar o uso de ferramentas de gestão de RSA no Brasil e no mundo em prol da sustentabilidade do planeta.
CONVITEConvidamos os autores responsáveis pelo desenvolvimento de ferramentas de gestão de RS, precursores, tanto no plano conceitual como no avanço do movimento da RS, a atualizar seus trabalhos:
Atualmente disponíveis para utilização, com intuito de potencializar soluções efetivas de transformação socioambiental
Ainda em fase de construção ou de experimentação, buscando a interlocução dentro do movimento de RS para legitimá-las
O Compêndio para Sustentabilidade on-line é conseqüentemente parte de um esforço coletivo para ampliar o uso de ferramentas de gestão de RS desenvolvidas, no Brasil e no exterior, por articular tecnologias sociais entre gestores e mentores. O fim é o desenvolvimento sustentável e que a constante prática da RS faça parte da cultura em todos os níveis das organizações do primeiro, segundo e terceiro setor.

LANÇAMENTO 2008Recomendamos, por fim, aos leitores, a publicação Indicadores de Sustentabilidade de Nações - uma Contribuição ao Diálogo. Trata-se da apresentação de 25 Indicadores de Sustentabilidade de Nações que mensurassem, monitorassem e avaliassem a sustentabilidade do nosso planeta. Em processo de aplicação no exterior e no Brasil, esses indicadores considerem aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos e culturais. A busca por novos indicadores que possam ajudar empresas, governos e pessoas a enxergar o mundo de maneira precisa, é necessário para que se avalie, de forma concreta, a utilidade social das atividades. Só assim se pode construir uma base para decisões políticas e criação de estratégias empresariais condizentes com o estado atual do mundo, de escassez e insustentabilidade..
Informações, patrocínio e apoio institucional:
ferramentasrse@globo.com
fonte: (www.institutoatkwhh.org.br/compendio, consultado em 04\Dez\07)

No comments: