Sunday 30 December 2007

Brasil\Concurso -Edição 2007 do Top Social, que premia projetos de responsabilidade social de organizações do estado Bahia



Top Social destaca 12 projetos na Bahia em 2007.
Prêmio promovido pela Abap, ADVB e Associação Comercial reforça práticas de sucesso adotadas pelas organizações.

Doze projetos na Bahia foram congratulados na edição 2007 do Top Social, que premia projetos de responsabilidade social de organizações do estado. A iniciativa é promovida pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade, capítulo Bahia (Abap-BA), Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas da Bahia (ADVB-BA) e da Associação Comercial da Bahia (ACB). A cerimônia de premiação aconteceu este mês, na Associação Comercial da Bahia, tendo como instituição homenageada o Instituto de Cegos da Bahia.
Os vencedores da quinta edição do Top Social foram a Associação Obras Sociais Irmã Dulce, com o case Infoesp - Programa Informática, Educação e Necessidades Especiais; o Shopping Iguatemi Salvador, com o Iguatemi Transforma com Arte; a Consultec (case: Deus, Darwin e o Vestibular); Instituto OI Futuro; Instituto Professor Raimundo Pinheiro – Cidade do Saber (case: Um modelo de educação para a cidadania); Instituto de Responsabilidade e Investimento Social–Iris (Viagem à Literatura Infanto-Juvenil); Petrobras (Cooperativa de Costureiras de Caípe – Coofic); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – Secti (Cidadania Digital – programa de inclusão sóciodigital do estado da Bahia); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai (modelo de qualificação Profissional para surdos utilizando as tecnologias da informação e comunicação); Supermercados Cardoso (projeto de sensibilização para a coleta seletiva de materiais recicláveis) e Unifacs (Programa Interno de Consumo Consciente - PICC).
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Shopping amplia atuação responsável
Até os shopping centers estão vestindo a camisa do social. Com atuação nas áreas de educação, meio ambiente e recursos humanos, o Iguatemi Salvador conta com uma série de iniciativas. Entre elas, está o Iguatemi Transforma com Arte, vencedor do Top Social 2007, que estimula a formação escolar e cidadã de crianças de escolas públicas de Salvador através da arte. As oficinas de leitura, pintura e artes visuais acontecem durante os intervalos das aulas e ajudam a desenvolver a capacidade estética e pessoal do aluno.
“Encaramos a sustentabilidade como uma das metas prioritárias do Iguatemi. Tanto que este é um dos pilares do nosso planejamento estratégico. Acreditamos que o plano de crescimento de qualquer empresa deve estar intimamente ligado a ações que gerem melhorias nas condições de vida e trabalho para os nossos colaboradores, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo”, afirma a superintendente do shopping, Marta de Vitto Rabello.
Outras ações do Iguatemi em 2007 são a construção de um espaço de alimentação para os comerciários e a inserção de jovens afrodescendentes no mercado de trabalho, iniciativa implantada também através do departamento de recursos humanos do shopping, para atender à demanda daqueles que não encontram oportunidade do primeiro emprego. Na lista de projetos, também estão a coleta seletiva de lixo, a instalação de uma usina de geração de energia no próprio shopping, além do apoio ao Papa Óleo, programa de reciclagem de resíduos das cozinhas dos restaurantes do empreendimento, desenvolvido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O shopping também certificou a sua Semana de Moda (SIM) com o selo Carbon Free, inédito em eventos das regiões Norte e Nordeste. Todo o gás expelido durante os dias do evento foi medido e, em contrapartida, o Iguatemi fez o plantio de 761 mudas de espécies nativas da mata atlântica.
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Oi Futuro realiza ações em 16 estados
Sempre com a bandeira da democratização do acesso à informação, a Oi realiza diversos programas de capacitação e inclusão digital pelo país. São mais de 2,5 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, Geração Oi, Conecta e Novos Brasis. Os investimentos acontecem por meio do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da companhia, que em 2006 destinou R$35 milhões para educação e cultura, nos 16 estados onde atua.
“Hoje não se concebe mais uma empresa que não esteja próxima de seus consumidores e das comunidades das regiões onde atua. Não há como ser próspera sem ações sociais”, declara a diretora de cultura da Oi, Maria Arlete Gonçalves.
Ela destaca que os projetos do Oi Futuro sobressaem-se justamente nas localidades de menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Os programas têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais”, ressalta.
Uma das experiências de sucesso é a Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, hoje com unidades em Salvador e Recife. Na capital baiana, é realizada em parceria com a ONG Cipó Comunicação Interativa. As escolas oferecem formação em linguagem multimídia, através de cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo e fotografia.
Os alunos são atendidos por uma equipe de educadores especialistas no mercado de trabalho audiovisual, durante um período de 18 meses, com aulas diárias e gratuitas, utilizando equipamentos e softwares de última geração. Após o período de formação, os jovens profissionais são absorvidos diretamente pelo mercado de trabalho ou passam a integrar o Kabum! Novos Produtores – núcleo de produção do programa, onde prestam serviços no campo de tratamento da imagem, como uma agência de comunicação.
“O objetivo do núcleo de produção é dar oportunidade de trabalho e aperfeiçoamento profissional aos jovens”, diz a coordenadora geral do projeto, Isabel Gouvêa, ressaltando que entre as produções da atual turma estão 20 vídeos para o Canal Futura, sobre temas diversos, como mundo do circo, convivência religiosa, subúrbio ferroviário e convivência nos ônibus. O Kabum! está dando andamento à segunda turma, formada por 80 alunos (20 em cada linguagem multimídia).
Já o projeto Tonomundo consiste na implantação de laboratórios de informática com acesso à internet na rede pública de ensino fundamental, dando prioridade às iniciativas que integram a família à escola e promovem a renovação dos valores da cidadania. “O Tonomundo vem transformando as escolas beneficiadas em pólos irradiadores de projetos sociais”, assinala Maria Gonçalves.
A iniciativa já beneficiou 515 mil alunos e 7.276 mil professores, ao longo de seus cinco anos de existência, em 437 escolas de regiões de baixo IDH. Na Bahia, a ação está presente nas cidades de Conde, Ubatã, Vitória da Conquista, Ibipeba, Ubatã, Gongogi, Pintadas e Mutuípe.
Para 2008, está previsto o projeto Alô Cidadão, que prevê a utilização de telefone celular por comunidades carentes, para ter aceso às informações úteis, como oportunidades de emprego, campanhas de vacinação, eventos de cultura e lazer. “As primeiras comunidades beneficiadas serão selecionadas até o primeiro semestre do ano que vem”, afirma a diretora de cultura.

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