Thursday 28 June 2007

O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line, que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia


O TopTen é uma ferramenta de pesquisa on-line, que pretende orientar o consumidor na escolha de equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia que consomem energia: desde electrodomésticos e lâmpadas, a automóveis.

O critério de selecção fundamental é a eficiência energética dos mesmos. É também considerado o ciclo de vida dos produtos, os impactes na saúde, ambiente e o nível de qualidade dos mesmos.

Esta ferramenta pretende mostrar aos consumidores que têm um papel no combate às alterações climáticas, e que cada um pode fazer melhorar o seu desempenho ambiental.


É também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

O TopTen foi lançado na Suíça em 2000, em 2004 em França, e muitos outros países europeus já lançaram entretanto seu próprio TopTen: Áustria em 2005, Holanda, Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Polónia e Finlândia em 2006, são exemplo disso. Hungria e Espanha serão os próximos sites Topten a serem lançados.
Em 2006 foi lançado o Euro Topten, para agregar os projectos Topten de todos os países europeus. Em
Topten.info pode saber mais informações sobre o projecto e conhecer os melhores produtos disponíveis no mercado europeu.
Esta é também uma ferramenta independente de produtores e distribuidores, baseando-se em testes e análises de instituições imparciais, etiquetas e certificados oficiais (por exemplo, as Directivas Europeias para a eficiência energética dos electrodomésticos e lâmpadas).

No comments: