Wednesday 27 June 2007

Noticia -" Responsabilidade Social ao serviço dos Migrantes" -1.º igreja da Europa dedicada às comunidades migrantes inaugurada no dia 24 de Julho


A paróquia de Amora, no Seixal, inaugurou no dia 24 de Julho a primeira igreja em toda a Europa dedicada ao Beato João Batista Scalabrini, símbolo das comunidades migrantes, na presença do Bispo e da Governadora Civil de Setúbal.

A inauguração coincide com a entrada em funções de Portugal na presidência da União Europeia - a presidência é assumida dia 28 de Junho - que tem como uma das temáticas mais importantes e discutidas a imigração.
Um dado que não passou despercebido à paróquia da Amora, que aproveitou a homenagem ao Beato defensor das comunidades migrantes para apelar também à necessidade de defesa das comunidades migrantes no país.
Cerca de seis meses depois do previsto, a obra, que teve um custo total de mais de um milhão e 250 mil euros, será apresentada por volta das 16:00, com a presença confirmada do bispo de Setúbal, Gilberto dos Reis, e da Governadora Civil, Maria Teresa Almeida.
Além da igreja, com capacidade para 800 pessoas, o projecto contempla ainda um centro paroquial, um salão polivalente, salas de catequese, abarcando também a sede dos escuteiros da freguesia e da conferência de São Vicente.
A criação de um novo espaço de culto surgiu da necessidade de ampliação da antiga igreja, que já não tinha capacidade para acolher os fiéis que se deslocavam ao local todas as semanas.
No entanto, este é o segundo projecto para o mesmo objectivo, visto que o primeiro plano acabou por não avançar por falta de verbas, nomeadamente do Governo, conforme afirmou o padre da paróquia à agência Lusa.
A construção da nova igreja avançou então em Julho de 2005, com um prazo de conclusão de um ano e meio e com verbas conseguidas através da Câmara Municipal do Seixal, Comissão de Arte Sacra da diocese de Setúbal e donativos dados à paróquia de Amora.

No comments: