Sunday, 10 June 2007

C.M. GUIMARÃES IMPLEMENTA -SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE DE SERVIÇOS MUNICIPAIS


A Câmara Municipal de Guimarães iniciou um processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade que permita reflectir sobre a sua organização, com o propósito de optimizar os seus recursos, particularmente os humanos, incrementar a produtividade global, melhorar a satisfação das necessidades e expectativas dos seus munícipes e implicar os seus colaboradores em projectos de mudança organizacional.
Considerando a complexidade do universo dos vários serviços da autarquia, o Programa da Qualidade deverá ser faseado, iniciando-se a sua implementação na Divisão de Gestão Urbanística e na Divisão Financeira, alargando-se a outras áreas após a conclusão desta primeira fase e a certificação de qualidade destes serviços, segundo as normas ISSO 9001:2000.
O Programa de Qualidade a implementar deverá permitir a concretização de vários objectivos, nomeadamente:
- Uma reflexão planeada e sistematizada sobre o modo como se gerem, executam e controlam as actividades realizadas nos serviços a envolver;
- A avaliação das responsabilidades de cada um dos colaboradores desses serviços nas actividades realizadas;
- A redefinição das metodologias utilizadas de forma a minimizar as actividades que não acrescentem valor, optimizar os recursos e focalizar os colaboradores nas necessidades dos clientes;
- Um melhor controlo dos prazos legalmente estabelecidos;
- A melhoria da qualidade do sistema de comunicação e informação;
- A avaliação da satisfação dos clientes e a eficiente gestão das reclamações.
POLÍTICA DA QUALIDADE
INQUÉRITO DA SATISFAÇÃO DO UTENTE (preencha e envie para squalidade@cm-guimaraes.pt)
Publicado a 26 de Março 2007


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