Thursday 7 June 2007

Noticia - A décima terceira das Conferências de Ambiente do Técnico



Data: 11 de Junho de 2007, 16.00-18.00Localização, sala: Campus Alameda, Pavilhão de Civil, Centro de Congressos, sala 02.1Orador: Frank Vanclay (Professorial Fellow in Rural Sociology - Australia); Ana Maria Esteves (Director of Community Insights Pty Ltd - Australia), Eva Curto Izquierdo (Directora de Master - España) e Sofia Santos (Triple Value Sustentare - Portugal).Título da Conferência: Responsabilidade Social e Avaliação de Impactes Sociais.


A Responsabilidade Social Empresarial (RSE), abordagem inicialmente centrada nas responsabilidades legais, éticas e filantrópicas da Empresa, tem progressivamente vindo a alargar o seu âmbito de aplicação a novos conceitos relacionados com o desempenho social corporativo, relações com os agentes, cidadania corporativa e desempenho financeiro das organizações. A preocupação das empresas com o impacte das suas actividades na sociedade e no ambiente é um factor cada vez mais determinante nos processos de decisão empresarial e na competitividade das organizações.

Esta evolução não é independente do aparecimento e desenvolvimento do conceito de avaliação de impactes sociais que, desde os anos 70, tem procurado acentuar a dimensão social nos processos públicos e privados de avaliação dos impactes do desenvolvimento.
Neste contexto de exigência crescente na determinação dos impactes sociais das actividades de uma empresa na comunidade envolvente, a relação entre Avaliação de Impactes Sociais (SIA na terminologia inglesa) e a RSE pode vir a ter alguma relevância. A presente conferência pretende explorar a mais valia de uma maior interligação entre os dois conceitos, apresentando uma amostra da experiência internacional nesta área, e procurando contribuir para uma crescente consideração destes aspectos pelas empresas Portuguesas.
Para falar sobre estes temas, o IST traz a Portugal – no âmbito da 13ª Conferencia de Ambiente – os especialistas Frank Vanclay, Professorial Fellow in Rural Sociology, University of Tasmania, Austrália; Ana Maria Esteves, Director of Community Insights Pty Ltd, Melbourne, Austrália; Eva Curto Izquierdo, Directora de Master, Escuela de Negócios de Madrid; e Sofia Santos, Triple Value Sustentare, Portugal.
As Conferências de Ambiente do Técnico são de livre acesso.
Mais informações em
http://www.civil.ist.utl.pt/shrha-gdambiente/

No comments: