Saturday 3 May 2008

RT 2 - “DESAFIO VERDE” na televisão portuguesa



Estreia no segundo canal da televisão portuguesa, dia 4 de Maio, às 21.00, o programa “DESAFIO VERDE”. Com duração de 45 minutos este programa, inovador e educativo, pretende ajudar os telespectadores a assumir uma atitude de protecção do ambiente.
Todas as semanas, a equipa do DESAFIO VERDE visita uma família diferente e faz a auditoria do lixo e da energia que consomem com a ajuda de uma “calculadora ecológica” criada para o programa. Descobre-se assim a “impressão digital ecológica” dos “criminosos”. A família analisada é, depois, confrontada com a terrível verdade acerca do seu impacto a longo prazo no planeta.
Desde as minhocas da quinta, às caleiras para aproveitamento da água da chuva, desde a energia solar até às “bombas de calor”, a equipa do DESAFIO VERDE entra na casa dos consumidores à procura de “atentados” ecológicos, transforma-as num paraíso limpo e “verdejante”. Durante todo este processo, o maior de todos os desafios é, logicamente, educar as famílias e espectadores.
Na apresentação oficial do programa, no passado dia 28 de Abril, Sílvia AIberto, apresentadora do DESAFIO VERDE, explicou que "Depois de analisar o lixo, identificamos os erros, elogiamos também o que fizeram bem, e traçamos um plano de acção". "No fim, entregamos às famílias o dinheiro referente às poupanças anuais" que as alterações do comportamento permitirem acumular."A sustentabilidade do planeta é a razão de ser do programa", explicou o director do segundo canal. Por isso mesmo, é um formato que, todas as semanas, durante 45 minutos, incide sobre "o comportamento de cada um de nós", esclareceu Jorge Wemans."Para sustentar o nosso estilo de vida, seriam necessários três países como o nosso", alertou Nuno Quental, Engenheiro do Ambiente, traduzindo o Impacto do comportamento pouco ecológico dos portugueses . Hábitos que Desafio Verde pretende alterar. "É o desafio do momento ", afirmou Sílvia Alberto.
Patrocinado pela Fundação EDP, DESAFIO VERDE inaugura um novo género televisivo em Portugal e pretende criar uma nova cultura de sustentabilidade energética a partir de uma linguagem jovem e ritmo dinâmico.
DESAFIO VERDE é um formato televisivo premiado, com sucesso já confirmado em Espanha e na Nova Zelândia, e que se encontra em fase de produção em países como EUA, Itália, Dinamarca, Finlândia, França, Israel, África do Sul e Tailândia.

No comments: