Sunday 11 May 2008

Palestra "Sistemas Complementares de Troca:instrumentos para a promoção do desenvolvimento sustentável".



O Graal e a Fundação Holandesa STRO organizam, dia 12 de Maio, pelas 18h00 a Palestra "Sistemas Complementares de Troca:instrumentos para a promoção do desenvolvimento sustentável". O evento que irá decorrer no Terraço Graal, terá como principal orador Miguel Yasuyuki Hirota (Ritsumeikan, Asia Pacific University, Japão).
Introdução ao Tema

Um dos desafios mais importantes das sociedades actuais é, sem dúvida, a construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento local que privilegiem a alocação de recursos locais na satisfação das necessidades locais, respeitando as vocações, particularidades e valores das populações e das comunidades.
Face a um sistema monetário e financeiro internacional que assumidamente não cumpre com a sua função de "motor de desenvolvimento" em algumas regiões, tem sidocada vez mais discutida a necessidade de construir mercados e economias locais mais fortes, auto-sustentados e menos dependentes dos mercados financeiros internacionais para intermediar transacções e criar fontes de emprego e riqueza.As últimas duas décadas foram por isso palco de um ressurgimento notável de sistemas monetários não-estatais, especialmente impulsionados pelas novas tecnologias da comunicação e informação, com exemplos nos 5 continentes.
Considerados como verdadeiros "laboratórios" de inovação económica e social, os Sistemas Complementares de Troca poderão fornecer contributos importantes para a definição de políticas e iniciativas de desenvolvimento local e humano.
Caracterizam-se por uma grande diversidade de modelos organizacionais, estes são sistemas não - estatais, administrados localmente pelas comunidades aos quais estão delimitados, desenhados como verdadeiros "fatos feitos à medida" destas. Compreendê-los significa, portanto, compreender as necessidades e características das comunidades do século XXI.

Biografia do Orador
Miguel Yasusuki Hirota nasceu em Fukuoka, Japão, em 1976. Tendo terminado o seu Mestrado no Departamento de Estudos Internacionais Avançados da Universidade de Tóquio, prepara actualmente o seu Doutoramento na Universidade de Ritsumeikan Asia Pacific, no Japão. Desde 1999, estuda e promove sistemas complementares de troca em todo o Mundo, tendo publicado vários artigos e livros, para além de ser um orador frequentemente requisitado sobre o tema.

Para mais informações:
emadeira@graal.org.pt

No comments: