Friday 16 May 2008

INDEX DE POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO DE MIGRANTES Avaliação da integração de migrantes na Europa



O Migrant Integration Policy Index (MIPEX) é uma ferramenta de avaliação do desempenho dos estados membros da EU na área das políticas de integração, apresentado num formato conciso, transparente e comparável.
O relatório utiliza mais de 130 indicadores em seis áreas chave da política de integração (participação política, anti-discriminação, residência de longa duração, nacionalidade, reagrupamento familiar e acesso ao mercado de trabalho) criando uma imagem rica e multidimensional das oportunidades de participação dos imigrantes nas sociedades europeias.
Produzido bianualmente, o MIPEX é uma iniciativa do British Council e do Migration Policy Group que conta com a parceria estratégica de mais de 20 instituições a nível local. Este projecto é co-financiado pela Comunidade Europeia no âmbito do Programa INTI – Acções Preparatórias para a Integração de Nacionais de Países Terceiros.
A segunda edição do MIPEX está a ser apresentada numa série de debates em capitais europeias. Em Portugal, o lançamento teve lugar no dia 16 de Outubro de 2007 na Fundação Calouste Gulbenkian, parceiro associado do projecto, e contou com a presença do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
Os eventos, que terão lugar até Março de 2008, irão alargar o impacto do estudo, consolidar a rede de contactos e estimular o debate e a troca de boas práticas. Para mais informação, incluindo uma análise detalhada dos resultados e uma série de mapas e gráficos comparativos, poderá visitar o sítio internet do projecto:
http://www.integrationindex.eu/
projects.enquiries@pt.britishcouncil.orgT 213 214 524

No comments: