Foi apresentado, no dia 22 de Maio, em Bruxelas, um novo galardão anual a ser atribuído pela Comissão Europeia à cidade europeia que mais se destaque pelo seu desempenho ambiental. Este prémio - Capital Verde Europeia - será atribuído a partir de 2010.
Os critérios de selecção premeiam as cidades que: apresentem elevados padrões ambientais; possuam objectivos contínuos e ambiciosos de melhoria do desempenho ambiental e de desenvolvimento sustentável; e que sejam um modelo inspirador para outras cidades, no que diz respeito à promoção das melhores práticas ambientais. Desta forma a Comissão não só se distingue as cidades mais "verdes" mas, também, reconhece importante papel que as entidades locais desempenham na melhoria do ambiente.
Com este Prémio a Comissão Europeia promove e recompensar esforços em prol de um desenvolvimento local sustentável.
As candidaturas serão avaliadas com base em dez critérios ambientais, que incluem as alterações climáticas, os transportes, o ar, os resíduos e a água. A data-limite para o envio das candidaturas ao título tanto para 2010 como para 2011 é 1 de Outubro próximo e o júri fará a sua escolha ainda antes este ano. As candidaturas para o prémio de 2010 e 2011 poderão ser apresentadas através da Internet, no site criado especificamente para o concurso e podem candidatar-se todas as cidades europeias com mais de 200.000 habitantes.
Para o Comissário Europeu para o Ambiente, Stavros Dimas este prémio poderá ser “um poderoso incentivo para que os governos e as autoridades locais melhorem as condições de vida dos habitantes das cidades europeias, muitas delas já empenhadas em melhorar as suas condições ambientais".
Podem candidatar-se, alem dos 27 Estados-membros da UE, os países candidatos (Turquia, Antiga República Jugoslava da Macedónia e Croácia) e aos países do Espaço Económico Europeu (Islândia, Noruega e Liechtenstein).
Consulte de seguida o site do concurso: "European Green Capital"
fonte:(http://www.agenda21local.info/index.php?option=com_content&task=view&id=814&Itemid=1 , consultado em 26\maio\08)
No comments:
Post a Comment