Wednesday 7 May 2008

Imigração: "Boas práticas portuguesas" interessam ministro sueco



A combinação entre uma política aberta de imigração laboral e o conceito "inovador" do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) são "boas práticas portuguesas" que a Suécia está interessada em seguir, afirmou hoje o ministro da Migração sueco.


A combinação entre uma política aberta de imigração laboral seguida em Portugal e o conceito inovador do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante é essencial para garantir uma boa integração dos trabalhadores não-nacionais nas sociedades de acolhimento e um exemplo a seguir, que nos interessa bastante", afirmou hoje, à Agência Lusa, Tobias Billstrom.
A convite do Presidente da República, Cavaco Silva, o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia iniciaram segunda-feira uma visita de Estado de três dias a Portugal.
No âmbito dessa visita, a Rainha Sílvia da Suécia e o ministro da Migração sueco, acompanhado também pelo secretário de Estado da Migração, Gustaf Lind, visitam hoje a tarde o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa para conhecer mais de perto os instrumentos da política portuguesa de integração.
"Estamos constantemente a olhar para boas práticas de integração dos imigrantes na Europa e no mundo. Portugal é um excelente exemplo de um país que tem recebido muitos imigrantes e que os tem conseguido acolher positivamente", considerou Tobias Billstrom.
O governante destacou o facto de o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante de Lisboa "disponibilizar todos os serviços de apoio necessários para garantir a integração do imigrante na sociedade sob um tecto".
O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante integra serviços de vários departamentos públicos, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Inspecção-Geral do Trabalho, Segurança Social, Saúde, Educação e dispõe ainda de gabinetes de apoio em diversas áreas.
"Esse é um conceito que definitivamente interessa à Suécia. É por isso que queríamos vê-lo com os nossos próprios olhos", afirmou, lembrando que o seu país se prepara "para mudar as leis de imigração laboral no país".
Segundo o governante, na Suécia está a ser "preparada uma proposta", que vai ser apresentada ao parlamento sueco e "visa abrir mais oportunidades para trabalhadores imigrantes não europeus".
"Esta proposta é uma grande oportunidade para a Suécia. O nosso país precisa da imigração e dos trabalhadores imigrantes", sublinhou Tobias Billstrom, lembrando que "estes são fundamentais para contrariar o envelhecimento da população e revitalizar a economia e indústria".
O responsável reiterou que a visita ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante vai permitir "conhecer e estudar" melhor um "conceito inovador e diferente".
A política portuguesa de integração - da qual o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante é instrumento fundamental - obteve o segundo lugar no estudo independente Política de Integração da Migração Index 2006 (MIPEX), que comparou as políticas de integração dos imigrantes em 28 países (25 Estados-membros da União Europeia, Noruega, Suíça e Canadá).
Este estudo, no qual a Suécia ficou em primeiro lugar, foi divulgado em Outubro de 2007 e classificou os estados segundo as práticas menos e mais favoráveis em relação aos migrantes.
Nesse ranking, Portugal surge como o segundo país da lista dos 28 com melhores políticas de integração, especialmente no "acesso ao mercado de trabalho", "reagrupamento de famílias" e políticas contra a discriminação.
A comitiva real sueca - que além do ministro e secretário de Estado da Migração integra também a embaixatriz de Portugal em Estocolmo e outros membros da Corte - será recebida pelo ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e pela alta-comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse.


No comments: