Wednesday, 19 March 2008

"Rock in Rio Escola Solar" -Projectos vencedores já foram revelados




Foi hoje revelada a lista dos 20 projectos vencedores da iniciativa "Rock in Rio Escola Solar" - projecto que permitiu envolver as escolas e alunos na protecção do ambiente e no apoio social junto das comunidades.
Os três melhores projectos, eleitos pelo júri deste passatempo, vão receber um financiamento de 15 mil euros (5 mil euros para cada um implementar as suas soluções de cariz social e ambiental nas respectivas comunidades).
A divulgação dos vencedores foi realizada na Escola Básica 2, 3 da Galiza, no Estoril. Esta é a primeira das 20 escolas onde vão ser instalados painéis fotovoltaicos que vão captar a energia solar para ser vendida à rede pública, transformando-se, também, em fonte de financiamento para projectos sociais.
Além disso, os equipamentos instalados nas escolas incluem um ponto de informação interactivo, uma ferramenta didáctica para ajudar a consciencializar os alunos que o comportamento de cada um, e de todos em conjunto, pode contribuir para "Um Clima Melhor".
A animação desta acção contou com a colaboração da dupla de cantores Johnny Def e Wilson que actuou no final da entrega dos prémios.
197 escolas
Ultrapassando as expectativas mais optimistas, foram 197 as escolas nacionais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário que responderam ao desafio lançado pela organização do Rock in Rio-Lisboa ao enviarem os seus projectos de carácter ambiental e social para avaliação do júri.
Na prática, este movimento representa uma mobilização de mais de três mil alunos e 243 professores.
O júri, constituído por elementos de todas as entidades envolvidas - Rock in Rio, SIC Esperança, ADENE, Ministério da Economia e Inovação e Ministério da Educação/DGIDC - atribuiu os três melhores prémios aos projectos apresentados pela Escola Secundária Oliveira Júnior (Aveiro); Escola Básica 2, 3 da Galiza (Lisboa); e Escola Secundária Domingos Rebelo (Açores).
Estas escolas recebem um financiamento de 5 mil euros, permitindo às respectivas equipas colocarem os projectos em prática, beneficiando, assim, uma instituição sem fins lucrativos existente nas suas comunidades.

No comments: