Wednesday 19 March 2008

Rock in Rio: Escola do Estoril recebe prémio por consciência energética e ambiental



Estoril, Cascais 18 Mar (Lusa)- A escola EB 2,3 da Galiza é a primeira de 20 a receber a instalação de painéis solares inserida no projecto "Rock in Rio Escola Solar", cuja venda da energia captada servirá para financiar projectos sociais.


O `Rock in Rio` em parceria com a Sic Esperança, a Agência para a Energia (ADENE), e os Ministérios da Economia e da Educação criaram o projecto "Rock in Rio Escola Solar", o qual prevê o lançamento de um concurso a nível nacional dirigido a todas as escolas do país, onde cada participante elabora projectos de âmbito social, ambiental e eficiência energética com aplicabilidade nas comunidades de origem que serão posteriormente avaliados por um júri.
Este projecto, iniciado em Outubro, envolveu 197 escolas nacionais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário, o que representa 237 equipas e a mobilização de mais de 3.000 alunos e 243 professores e a instalação de 400 painéis fotovoltaicos, o que irá permitir arrecadar por ano cerca de 50 mil euros para financiar projectos sociais portugueses durante 15 anos.
As vinte escolas com os melhores projectos são premiadas com a instalação de painéis fotovoltaicos que captam a energia solar vendida, posteriormente à rede pública e todo o dinheiro canalizado com esta venda servirá para financiar projectos sociais.
Em cada escola será também instalado um micro-sistema fotovoltaico ligado à rede e contendo um ponto de informação interactivo desenvolvido pela YDreams com conteúdos educativos e informativos sobre energias renováveis e alterações climáticas que permitirá divulgar estas informações entre os jovens, tornando-os mais capazes para contribuir "por um clima melhor".
Para além destes sistemas fotovoltaicos, as três escolas vencedoras recebem um financiamento de cinco mil euros para implementar os seus projectos de cariz social e ambiental.
As escolas vencedoras ganham ainda 1.000 bilhetes para o `Rock in Rio`, t-shirts, cadernos e diplomas de participação.
O projecto da escola E B 2, 3 da Galiza centrou-se no Centro Social de Nossa Senhora de Fátima e fez um levantamento das suas necessidades e procurou soluções baseadas na eficiência energética e ambiental.
Para tal construiu um forno e aquecedor solar com materiais reciclados e elaborou um destilador solar para transformar água suja em limpa, reaproveitando este recurso escasso, procedendo a uma campanha de sensibilização dirigida aos utentes para os alertar para a questão da sustentabilidade.
O `Rock in Rio` é um evento que utiliza a música para consciencializar e sensibilizar as pessoas a agir em prol da melhoria da sociedade através de simples atitudes quotidianas para isso lançou em 2001 o projecto social "POR UM MUNDO MELHOR" elegendo para 2008 o tema das alterações climáticas.
Roberta Medina, Directora do `Rock in Rio Lisboa`, salienta a importância da questão ambiental, afirmando que este projecto é "uma gotinha no oceano para que a gente tenha uma qualidade de vida melhor", revelando-se "muito feliz" com a quantidade de escolas a participar neste projecto.
Os organismos que aderiram a este projecto "social, energético, educativo e de sensibilização" salientaram "o contributo positivo dado pelo Rock in Rio às associações de cariz social", defendendo que a "actividade de responsabilidade social e ambiental do Rock in Rio é um exemplo para outras iniciativas da importância das questões educativas ambientais".


No comments: