Monday 24 March 2008

Projecto ECORIVER



o projecto ECORIVER foi alvo de apreciação por parte de representantes dos Estados Membros no Comité LIFE, que reconhecendo o carácter inovador e o sucesso obtido durante a execução do mesmo, o incluiu na lista dos 22 melhores projectos LIFE 2006/2007.


O projecto ECORIVER - Avaliação Ecotoxicológica de Águas Residuais Municipais e Industriais - LIFE02/P/000416, financiado pelo Instrumento LIFE/Ambiente decorreu entre Outubro de 2002 e Setembro de 2005. Este projecto coordenado pelo Instituto do Ambiente (IA) teve como parceiros o SMAS de Loures, o INETI, a CCDR/LVT, o IST, o WRC (Water Research Centre - UK) e a Entreprise Ireland, da Irlanda.

Os objectivos globais do ECORIVER foram a caracterização das águas residuais urbanas e industriais de ensaios ecotoxicológicos, com vista à definição de critérios de toxicidade e selecção de uma bateria de bioensaios que permitisse uma avaliação global das águas residuais, tendo em vista a inclusão do parâmetro toxicidade na legislação nacional.

Este projecto foi desenvolvido na Bacia do Rio Trancão pelo Laboratório de Referência da Agência Portuguesa do Ambiente (então Instituto do Ambiente.)


No comments: