Sunday 11 February 2007

Noticia- Cadaval -Inaugurado Banco Local de Voluntariado


Banco Local de Voluntariado do Cadaval conta já com 60 voluntários inscritos, aguardando agora que as entidades interessadas em acolher voluntários procedam à respectiva inscrição. A cerimónia inaugural teve lugar no passado dia 26 de Janeiro no auditório dos Paços do Concelho.Recorde-se que, no âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho, um dos projectos prioritários é a criação do Banco Local de Voluntariado (BLV), que pretende ser um espaço de encontro entre as pessoas com disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado.A sessão solene de inauguração contou com a presença e intervenção de Elisa Borges, representante do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), e de Rosa Araújo, directora do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa (CDSSL). A plateia constituiu-se maioritariamente por voluntários e parceiros do Conselho Local de Acção Social do Cadaval.Na inauguração foi feita uma breve apresentação fotográfica das diferentes acções já desenvolvidas no âmbito do voluntariado no Cadaval. Isto porque os voluntários inscritos no BLV do Cadaval já tinham participado, ainda que informalmente, em diversas actividades promovidas pela Câmara Municipal, nomeadamente na campanha natalícia de solidariedade, na campanha Liga Cadaval Verde, na colónia de férias com crianças carenciadas do Concelho e no "Voluntariado Jovem para as Florestas".
Após a sessão de abertura, que coube a Aristides Sécio, presidente da autarquia cadavalense, Elisa Borges, do CNPV, explicou o que são e como surgiram os BLV, tendo revelado que o Cadaval constitui o 36º Banco a nível nacional a entrar em funcionamento, estando actualmente dezasseis em fase de implementação.A responsável congratulou a autarquia local por ter conseguido inaugurar o BLV local precisamente um ano após a realização do colóquio "Voluntariado para um Cadaval + solidário", que serviu para sensibilizar e esclarecer população e entidades sobre a questão do voluntariado. Concluiu a sua intervenção referindo que “ser voluntário é fazer a ponte entre duas margens de um mesmo rio”.Rosa Araújo, por seu turno, referiu-se aos BLV enquanto verdadeiros núcleos de cidadania e de partilha de uma responsabilidade social, tendo salientado que “o desenvolvimento e a coesão social só são possíveis mediante o envolvimento de todos”, ou seja, não apenas voluntários mas também entidades promotoras de voluntariado e todos os profissionais que trabalham nessas mesmas instituições.A directora do CDSSL esclareceu que os BLV não praticam voluntariado, mas antes “ajudam instituições a crescer, a abrirem-se ao voluntariado”. Informou, por último, que cada serviço local do CDSSL, em articulação com o CNPV, tem um interlocutor para o voluntariado, de modo a que se reforce o trabalho em rede.
Sucesso do BVL dependerá das entidades promotoras
Embora o BLV do Cadaval conte já com 60 voluntários inscritos, a autarquia local alerta, numa nota à imprensa, que “é essencial que as entidades promotoras de voluntariado passem a recorrer a este banco, para que o mesmo cumpra cabalmente os seus objectivos”.O voluntariado pode ser exercido nos domínios cívico, da acção social, da saúde, da educação, do emprego e formação profissional, da ciência e cultura, da defesa do património e do ambiente, entre outras. As entidades interessadas em acolher voluntários dever-se-ão dirigir ao BLV e preencher um formulário próprio para o efeito. Mais informações podem ser oPara mais informações: Câmara Municipal do CadavalBanco Local de Voluntariado do CadavalDra. Carla SilvaTelefone: 262 690 181Fax: 262 695 064E-mail: voluntariado@cm-cadaval.pt

No comments: