Saturday 5 January 2008

UEFA luta pelo bem-estar



A UEFA está ao lado da Federação Mundial de Cardiologia na promoção da actividade física e na luta contra a obesidade.

Parceira centralA Federação Mundial de Cardiologia foi escolhida pela UEFA como uma das suas parceiras centrais dentro do portefólio de responsabilidade social do órgão máximo do futebol europeu. O programa tem por objectivo fortalecer a saúde e a integridade do futebol e da sociedade no seu todo. Esta parceria visa apoiar a missão da Federação Mundial de Cardiologia, que passa por promover um estilo de vida activo e saudável e prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares.
Ligação perfeita"O trabalho da Federação Mundial de Cardiologia na promoção de uma dieta saudável e de um estilo de vida activo encaixa na perfeição na UEFA", referiu William Gaillard, director de Comunicação e Relações Públicas da UEFA. "Ambos os organismos estão empenhados em encorajar uma maior actividade física, em especial entre as crianças. Apercebemo-nos de que a obesidade é um assunto cada vez mais sério que ameaça a saúde e o bem-estar de toda a população europeia. Vamos procurar combatê-la, particularmente nas crianças".
Anúncio na televisão"Temos já preparadas uma série de iniciativas para ir de encontro a estes propósitos, incluindo, em conjunto com a Comissão Europeia, a elaboração do anúncio de televisão "Torne-se activo (Get Active)", que procura encorajar as pessoas de todas as idades e capacidades a praticar desporto", acrescentou Gaillard. "Está a ser exibido por toda a Europa durante os intervalos dos encontros da UEFA Champions League ao longo da temporada de 2007/08".
Apoio da UEFAEste acordo formal marca o fortalecimento das relações entre UEFA e Federação Mundial de Cardiologia, que datam já de 2003. A UEFA tem vindo a apoiar o Dia Mundial do Coração, o maior evento global anual desta entidade na campanha contra as doenças cardiovasculares. O dia é lembrado em 100 países com a realização de um vasto leque de actividades e chega a milhões de pessoas graças também ao envolvimento de eventos ligados ao futebol organizados pelas federações que integram a UEFA.
Sinal preocupante"Estamos muito satisfeitos por formalizar esta nossa relação com a UEFA, tendo em vista a promoção da actividade física e do desporto, especialmente entre os mais jovens", garantiu Pekka Puska, presidente em exercício da Federação Mundial de Cardiologia. "Existem hoje, em todo o mundo, 155 milhões de crianças obesas ou com excesso de peso e este número tende a crescer - um sinal preocupante para que, no futuro, surjam mais problemas de doenças de coração entre os adultos".
Interesse dos media"A UEFA ajudou a trazer às iniciativas do Dia Mundial do Coração inúmeras estrelas do mundo do futebol, como Fabio Cannavaro, Steven Gerard e Gérard Houllier", lembrou. "Isto ajudou a que aumentasse o interesse por parte dos meios de comunicação social por todo o mundo e estamos ansiosos por dar continuidade a este sucesso".
Prevenir as doenças do coraçãoA Federação Mundial de Cardiologia é uma organização não-governamental com sede em Genebra, na Suíça, que se dedica à prevenção e ao controlo das doenças do coração, cuja acção se concentra, especialmente, nos países de baixo e médio rendimento. É composta por 195 fundações de cardiologia espalhadas por mais de 100 países e cobre as regiões da Ásia e Pacífico, Europa, Mediterrâneo Este, Américas e África. Para mais informações visite
www.world-heart-federation.org.
Responsabilidade socialA responsabilidade social da UEFA engloba um vasto número de importantes ligações com parceiros de confiança através dos quais a UEFA ajuda a passar mensagens importantes. Através da sua determinação em espalhar o acesso ao futebol, a família do futebol europeu contribui de forma significativa para a coesão da Europa a nível social e de saúde. A UEFA desenvolve e dispersa este seu papel oferecendo ajuda a actividades que, em particular, se dirijam a questões sociais com ligação ao futebol.
Futebol e sociedadeO programa da UEFA de responsabilidade social do futebol tem como objectivo fortalecer a saúde e a integridade do mesmo, mas também a da sociedade no seu todo. O lema da UEFA é "We Care About Football (Preocupamo-nos com o Futebol)", mas não é só para com esta modalidade que o organismo mostra atenção. A UEFA estabelece parcerias com organizações dirigidas a questões específicas - como o racismo, reconciliação e paz, futebol para todos, violência e ajuda humanitária. Distribui, ainda, contribuições com fins definidos e premeia uma instituição que se mostre merecedora de tal distinção com um cheque de um milhão de francos suíços, atribuído anualmente, num evento realizado no Mónaco, que marca o início da temporada europeia de clubes.


No comments: