Saturday 5 January 2008

Responsabilidade social da UEFA



O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo conjunto de parcerias de solidariedade da UEFA para o período compreendido entre 2007 e 2011.
Parcerias centraisO conjunto de parcerias, que recebeu luz verde na reunião do Comité Executivo realizada em Istambul, apresenta uma série de acordos com parceiros de longa data, bem como com novas organizações cuja mensagem a UEFA irá ajudar a espalhar.
O papel da UEFAAtravés da sua determinação em preservar o acesso de todos ao futebol, a família do futebol contribui de forma importante para a saúde e coesão social da Europa. A UEFA destaca e desenvolve este papel, ajudando em actividades que, em particular, estejam relacionados com questões sociais que possam estar ligadas ao futebol.
Futebol e sociedadeO programa de solidariedade da UEFA tem o objectivo de fortalecer a saúde e integridade quer do futebol, quer da sociedade no seu todo. O lema da UEFA é "We Care About Football" - mas o órgão máximo do futebol europeu preocupa-se com muito mais do que apenas com a modalidade em si.
Questões específicasA UEFA estabeleceu parcerias com organizações ligadas a assuntos específicos - incluindo o racismo, a paz, o futebol para todos, a violência e a ajuda humanitária. Para além disto, atribui donativos e prémios a órgãos merecedores de tal com o seu cheque anual de caridade no valor de um milhão de francos suíços, entregue no Mónaco, por altura da cerimónia de arranque de mais uma temporada de competições europeias de clubes.
Parcerias de longa dataUma parceria de longa data tem sido mantida com o Special Olympics Europe Eurasia - Olimpíadas Especiais da Eurásia (SOEE), que promove o futebol para jogadores com dificuldades de aprendizagem. Outras parcerias já de longa data estão igualmente para durar - a Rede Europeia Contra o Racismo (FARE), que luta contra o racismo no futebol, e a Associação do Projecto de Cruzamento de Culturas (CCPA), que promove a tolerância e a coesão social através da prática do futebol de formação nas escolas para crianças oriundas de populações em conflito no sudeste da Europa e na região do Cáucaso.
Novos parceirosEntre os novos parceiros para 2007-2011 encontra-se a Terre des hommes (Tdh), que trabalha na Europa de leste contra a exploração e tráfico de crianças; a Education 4 Peace, um programa com o objectivo de chegar junto de jovens estudantes e adeptos com o lema "Controle as suas emoções", de forma a contribuir para uma diminuição da violência na sociedade; e a World Heart Federation (WHF), que promove um estilo de vida activo e saudável de forma a evitar a obesidade e as doenças cardiovasculares. A UEFA deu o seu total apoio à WHF aquando do Dia Mundial do Coração (clique
aqui).
DonativosUm excelente exemplo dos donativos que a UEFA costuma conceder foi a atribuição de um cheque de cerca de 600 mil euros à Federação Grega de Futebol para ajudar a financiar a reconstrução das infra-estruturas desportivas destruídas pelos recentes incêndios que fustigaram a Grécia.
Ligação com a Cruz Vermelha Para além disto, parcerias de sucesso têm vindo a ser levadas a cabo durante as fases finais dos Campeonatos da Europa, com a Cruz Vermelha (ICRC). Em Portugal, por exemplo, os dois órgãos uniram forças para alertar para o problema do uso de crianças-soldado, e esta parceria vai voltar no UEFA EURO 2008™, na Áustria e Suíça, no próximo ano.

No comments: