Teve lugar no Auditório do Centro Cívico, no dia 29 de Junho de 2006, a cerimónia de Entrega do Diploma de Certificação do Sistema de Qualidade ao Município de Manteigas.Desta forma, a Câmara Municipal de Manteigas é a primeira de Portugal Continental com a totalidade dos serviços certificados num Sistema de Gestão de Qualidade, formalmente documentado e implementado em conformidade com os requisitos da Norma de Certificação NP EN ISO 9001:2000.Esta certificação foi implementada no âmbito do atendimento telefónico e presencial; apoio na recuperação de imóveis particulares, obras municipais de utilidade pública; conservação dos espaços verdes, parques e jardins, recolha de resíduos, limpeza dos espaços públicos incluindo o cemitério municipal; ligações ao saneamento básico e à rede de abastecimento de água da rede pública; licenciamento de urbanização e edificação de obras particulares; petições diversas; licenciamentos vários; espectáculos e divertimentos públicos; registo de máquinas de diversão e licença de exploração das mesmas; averbamento de alvará sanitário; concessão/renovação do Cartão de Feirante e Vendedor ambulante; cemitérios (inumações, transladações, transferência de proprietário); ciclomotores (registos e licenças); colocação de contadores de água/contrato de fornecimento; promoção de actividades culturais (Agenda Cultural e Revista Municipal); promoção de actividades no âmbito do Cartão Municipal do Idoso; consulta e empréstimo de livros, consulta de livros, periódicos, vídeos e CD's; consulta de documentos do Arquivo Municipal; protecção da floresta; salvaguarda da sanidade e saúde pública e por último, apoio ao Processo Eleitoral.A presente certificação visa sobretudo a satisfação das necessidades dos Munícipes, procurando um atendimento eficiente e uma capacidade de resposta rápida relativamente aos problemas apresentados.A Norma Europeia EN ISO 9001:2000 define os requisitos para o Sistema de Qualidade, com o intuito de permitir à Câmara Municipal fornecer, de forma consistente, produtos que vão de encontro às necessidades dos seus Munícipes e dos requisitos estatutários/regulamentares relevantes.De um modo geral, esta Norma visa assegurar a qualidade de um produto final que deve ser o objectivo principal de qualquer organização.
POLITICA DE QUALIDADE
A Câmara Municipal de Manteigas assume os seguintes compromissos que considera factores chave de sucesso da organização:
OS MUNÍCIPES PRIMEIRO! É o lema que a Câmara de Manteigas elegeu como seu grande compromisso na sua política da qualidade.Este é o factor chave do sucesso da Instituição.Este facto implica que decisores e colaboradores assumam e interiorizem este compromisso como guião da sua atitude e comportamento profissional e funcional.
I - OBJECTIVOS- Satisfação das Necessidades e Expectativas dos Munícipes, no respeito pela legalidade e adentro as competências do Município;- Manutenção e, se possível, melhoria dos padrões da qualidade de atendimento, com envolvimento dos Munícipes nas decisões, rumo ao desenvolvimento sustentado.
II - ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO- Simpatia no atendimento: A todos é devida a mesma atenção e importância;- Eficácia: Saber analisar os problemas e questões propostos;- Confiança na Relação: Pela absoluta garantia de sigilo quanto aos assuntos tratados;- Flexibilidade, Celeridade e Qualidade, nas informações dadas ao Munícipe, no seu acompanhamento e decisão;- Interagir com o Munícipe enquadrando o seu processo nas estratégias do Concelho, se for caso disso.
III - PRESSUPOSTOS DE ORGANIZAÇÃOOs Recursos Humanos são a Chave do Sucesso do SGQ.O SGQ é a Chave da Eficácia. Por isso é indispensável:- Trabalhadores bem informados quanto a normas, planos, objectivos e estratégia a prosseguir;- Trabalhadores sensibilizados e preparados para trabalho de grupo;- Trabalhadores motivados, conscientes da necessidade de reciclagem e formação, visando a melhoria constante da sua prestação;- Trabalhadores identificados com os pontos forte e fracos da Organização e do Concelho;- Trabalhadores apostados na melhoria contínua do SGQ.
IV - MEDIDAS ESTRATÉGICAS- Formar e Informar os trabalhadores com competências necessárias;- Definir claramente as atribuições;- Motivar o Espírito de Serviço e estimular o trabalho em equipa;- Respeitar os requisitos do SGQ e cumprir os objectivos da qualidade definidos;- Empenhar-se na melhoria contínua do SGQ;- Fomentar o Planeamento participativo;- Evoluir para a auto-avaliação.
OS MUNÍCIPES PRIMEIRO! É o lema que a Câmara de Manteigas elegeu como seu grande compromisso na sua política da qualidade.Este é o factor chave do sucesso da Instituição.Este facto implica que decisores e colaboradores assumam e interiorizem este compromisso como guião da sua atitude e comportamento profissional e funcional.
I - OBJECTIVOS- Satisfação das Necessidades e Expectativas dos Munícipes, no respeito pela legalidade e adentro as competências do Município;- Manutenção e, se possível, melhoria dos padrões da qualidade de atendimento, com envolvimento dos Munícipes nas decisões, rumo ao desenvolvimento sustentado.
II - ESTRATÉGIAS DE FUNCIONAMENTO- Simpatia no atendimento: A todos é devida a mesma atenção e importância;- Eficácia: Saber analisar os problemas e questões propostos;- Confiança na Relação: Pela absoluta garantia de sigilo quanto aos assuntos tratados;- Flexibilidade, Celeridade e Qualidade, nas informações dadas ao Munícipe, no seu acompanhamento e decisão;- Interagir com o Munícipe enquadrando o seu processo nas estratégias do Concelho, se for caso disso.
III - PRESSUPOSTOS DE ORGANIZAÇÃOOs Recursos Humanos são a Chave do Sucesso do SGQ.O SGQ é a Chave da Eficácia. Por isso é indispensável:- Trabalhadores bem informados quanto a normas, planos, objectivos e estratégia a prosseguir;- Trabalhadores sensibilizados e preparados para trabalho de grupo;- Trabalhadores motivados, conscientes da necessidade de reciclagem e formação, visando a melhoria constante da sua prestação;- Trabalhadores identificados com os pontos forte e fracos da Organização e do Concelho;- Trabalhadores apostados na melhoria contínua do SGQ.
IV - MEDIDAS ESTRATÉGICAS- Formar e Informar os trabalhadores com competências necessárias;- Definir claramente as atribuições;- Motivar o Espírito de Serviço e estimular o trabalho em equipa;- Respeitar os requisitos do SGQ e cumprir os objectivos da qualidade definidos;- Empenhar-se na melhoria contínua do SGQ;- Fomentar o Planeamento participativo;- Evoluir para a auto-avaliação.
Fonte:(http://www.cm-manteigas.pt/main.html, consultado em 14\jan\08)
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