A primeira declaração conjunta para reunir esforços na luta contra a pobreza entre os três países mediterrânicos foi assinada sábado na Universidade de Alicante em Espanha.
A iniciativa coincide com a metade do prazo definido para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015.
Nesta declaração Portugal, Espanha e Itália reafirmam o seu compromisso de cumprir com os ODM em particular com o primeiro e o último objectivos.
A erradicação da pobreza extrema até 2015 é o primeiro e mais importante compromisso internacional. O último defende a criação de uma aliança global para o desenvolvimento.
A percentagem do PIB dedicada à ajuda oficial ao desenvolvimento (AOD) dos três países aumentará até chegar aos 0,7% acordados na declaração dos ODM.
Os três países comprometeram-se também duplicar esforços para melhorar a sua AOD de acordo com o estabelecido na Declaração de Paris de2005.
Na declaração assinada por Portugal, Espanha e Itália é ainda reconhecido o papel chave dos governos locais e da sociedade civil na erradicação da pobreza.
Neste sentido os três governos vão cooperar com a Campanha do Milénio em actividades de consciencialização para a importância do cumprimento dos ODM.
Um mergulho solidário que decorreu em simultâneo na Praia de Carcavelos, na Playa del Mas Pas e no parque aquático de Aquafan encerrou a apresentação oficial da declaração.
fonte:SOL com agências, consultado em http://sol.sapo.pt/Solidariedade/Noticias/Interior.aspx?content_id=44269 , dia 11julho07
No comments:
Post a Comment