Thursday, 12 July 2007

Noticia \Brasil - McDonalds aumenta apoio ao primeiro emprego


O McDonalds, amplia sua participação no Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE). Além do reconhecimento que a empresa já possui desde 2004, quando recebeu o Selo número 1 de Responsabilidade Social do Primeiro Emprego do Governo Federal, 43 restaurantes da rede receberam este mês o selo. Estas unidades se destacaram ao viabilizar a contratação de jovens em parceria com as Delegacias Regionais de Trabalho.Do total de atendentes contratados, 67% conquistaram seu primeiro emprego na rede. O McDonalds também é a empresa brasileira que mais emprega adolescentes. 87% dos atendentes da rede têm abaixo de 21 anos. "Ao recebermos o selo em 2004 nos comprometemos a incentivar que todos os nossos restaurantes viabilizassem a qualificação e contratação de jovens. A certificação obtida por estas unidades é um reconhecimento deste trabalho", explica o diretor de Recursos Humanos do McDonalds Brasil, Luis Bueno. A empresa não exige experiência anterior e se preocupa em contratar jovens que residam nas proximidades dos restaurantes a fim de valorizar e contribuir com o crescimento da comunidade local. A jornada de trabalho permite que os adolescentes possam terminar seus estudos. Todos os atendentes do McDonalds estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. O McDonalds adota, ainda, o Sistema de Gestão de Desempenho, metodologia que ajuda o funcionário e seu gerente a identificarem as necessidades específicas de desenvolvimento. A cada ano, o profissional sugere e define com o superior imediato seus objetivos para o período, bem como um plano de desenvolvimento de competências que ainda precisam ser lapidadas por meio de cursos e treinamentos. O objetivo é oferecer aos jovens a oportunidade de construir carreira na rede. A maioria dos gerentes responsáveis pelos restaurantes, por exemplo, começou como atendente. Desde o primeiro treinamento que o atendente recebe, ele aprende a trabalhar em todas as áreas e, por conhecer todo o processo, esse profissional tem segurança para opinar e influenciar as mais diversas decisões. O McDonalds investe anualmente cerca de R$ 20 milhões em capacitação de pessoal.

No comments: