Monday, 2 July 2007

Noticia - Porto de Leixões publica primeiro relatório de sustentabilidade





A Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) apresentou, na semana passada, o seu primeiro relatório de sustentabilidade, que se baseia nas linhas de orientação do Global Reporting Initiative (GRI).
Com esta iniciativa, «pela primeira vez, no nosso País, um porto comercial elabora, publica e compromete-se com objectivos muito claros para a sua política de sustentabilidade», ressalta Ricardo Fonseca, presidente do conselho de administração da APDL.
Do ponto de vista económico e financeiro, está em curso a implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Porto de Leixões (PEDPL) para o período de 2004-2015, envolvendo investimentos consideráveis com vista a aumentar a competitividade do mesmo. O documento integra dois projectos em fase de conclusão: o aprofundamento da bacia de rotação e do canal de acesso às docas interiores para fundos e a substituição da ponte móvel por outra infra-estrutura do género com um vão consideravelmente mais largo.
Também em 2006 foram realizados, entre outros, uma auditoria ambiental, a implementação de planos de monitorização do ar, ruído, sedimentos e águas superficiais, bem como limpeza da área molhada do Porto de Leixões.
Determinada em apostar na competitividade, mudança, sustentabilidade e coesão, para Ricardo Fonseca as alterações resultantes desta política «constituem um grande desafio para a melhoria continuada das práticas ambientais de Leixões, não só no seu quotidiano, mas também numa estratégia que privilegie a melhoria na inserção urbana».
O relatório esta disponivel em:


No comments: