comunicação com os stakeholders (83 por cento) foi a motivação mais referida para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, no âmbito da segunda edição do projecto Young Managers Team Portugal - YMT 2006. O documento contou com a participação de 18 jovens quadros de 15 empresas associadas do BCSD Portugal, nomeadamente a ANA, CP, CTT, Dalkia, Danone, EDP, grupo Portucel Soporcel, grupo ProCME, Lactogal, Lipor, Metropolitano de Lisboa, REN, Solvay, Somague e Sonae.
O relatório de sustentabilidade foi considerado por 75 por cento das empresas como uma ferramenta de gestão, uma vez que possibilita a sistematização da informação relativa ao desempenho social e ambiental, que anteriormente estava dispersa. Por sua vez, a sistematização desta informação possibilita uma melhor análise da performance da empresa e proporciona acções mais dirigidas.
A imagem (33 por cento), a sensibilização dos colaboradores (25 por cento) e o caminho rumo à sustentabilidade (25 por cento) foram outras das motivações referidas pelas empresas. No que se refere à imagem, as organizações querem ser reconhecidas como modernas, dinâmicas e social e ambientalmente conscientes. Quanto à sensibilização dos colaboradores, as empresas reconhecem actualmente a sua importância no processo de melhoria contínua do seu desempenho. Por outro lado, o percurso rumo ao desenvolvimento sustentável está, cada vez mais, associado à elaboração de relatórios de sustentabilidade.
A melhoria de desempenho a nível da eficiência de processos foi referida por 50 por cento das empresas inquiridas, em que a perspectiva de «fazer mais e melhor» e a identificação de oportunidades de melhoria com a consequente adopção de novos procedimentos foram apontados como factores determinantes.
A percepção das empresas relativamente aos impactos da publicação de relatórios de sustentabilidade, a nível externo, centra-se no aumento da satisfação dos clientes/stakeholders e no reconhecimento das preocupações da empresa com o desenvolvimento sustentável, ambas com 50 por cento. A projecção da marca e o aumento de solicitações por parte de empresas, universidades e analistas para dar a conhecer a gestão para a sustentabilidade, foram referidos por 42 por cento e 33 por cento as empresas inquiridas, respectivamente.
Cerca de 17 por cento das organizações referiram a transparência, o fortalecimento das relações empresa /stakeholders como resultado de um maior envolvimento e sensibilidade dos mesmos na actividade da empresa e o aumento do contacto com investidores e instituições financeiras.
O projecto YMT Portugal – Young Managers Team foi iniciado pelo BCSD Portugal em 2005, com a intenção de reproduzir à escala nacional uma iniciativa de sucesso originalmente desenvolvida pelo WBCSD – World Business Council for Sustainable Development.
O relatório de sustentabilidade foi considerado por 75 por cento das empresas como uma ferramenta de gestão, uma vez que possibilita a sistematização da informação relativa ao desempenho social e ambiental, que anteriormente estava dispersa. Por sua vez, a sistematização desta informação possibilita uma melhor análise da performance da empresa e proporciona acções mais dirigidas.
A imagem (33 por cento), a sensibilização dos colaboradores (25 por cento) e o caminho rumo à sustentabilidade (25 por cento) foram outras das motivações referidas pelas empresas. No que se refere à imagem, as organizações querem ser reconhecidas como modernas, dinâmicas e social e ambientalmente conscientes. Quanto à sensibilização dos colaboradores, as empresas reconhecem actualmente a sua importância no processo de melhoria contínua do seu desempenho. Por outro lado, o percurso rumo ao desenvolvimento sustentável está, cada vez mais, associado à elaboração de relatórios de sustentabilidade.
A melhoria de desempenho a nível da eficiência de processos foi referida por 50 por cento das empresas inquiridas, em que a perspectiva de «fazer mais e melhor» e a identificação de oportunidades de melhoria com a consequente adopção de novos procedimentos foram apontados como factores determinantes.
A percepção das empresas relativamente aos impactos da publicação de relatórios de sustentabilidade, a nível externo, centra-se no aumento da satisfação dos clientes/stakeholders e no reconhecimento das preocupações da empresa com o desenvolvimento sustentável, ambas com 50 por cento. A projecção da marca e o aumento de solicitações por parte de empresas, universidades e analistas para dar a conhecer a gestão para a sustentabilidade, foram referidos por 42 por cento e 33 por cento as empresas inquiridas, respectivamente.
Cerca de 17 por cento das organizações referiram a transparência, o fortalecimento das relações empresa /stakeholders como resultado de um maior envolvimento e sensibilidade dos mesmos na actividade da empresa e o aumento do contacto com investidores e instituições financeiras.
O projecto YMT Portugal – Young Managers Team foi iniciado pelo BCSD Portugal em 2005, com a intenção de reproduzir à escala nacional uma iniciativa de sucesso originalmente desenvolvida pelo WBCSD – World Business Council for Sustainable Development.
fonte:http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=5050 , consultado em 03\julho\07
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