Sunday 11 March 2007

NOTICIA - Municípios apostam na mobilidade



A melhoria das redes de transporte público e da mobilidade dos cidadãos serão duas preocupações fundamentais dos municípios seleccionados no âmbito do projecto Mobilidade Sustentável, lançado pelos ministérios do Ambiente, Obras Públicas e Administração Interna. As autarquias estão, neste momento, a elaborar planos de acção em parceria com um conjunto de universidades, onde vão elencar as medidas prioritárias.
Para o presidente da Câmara de Mértola, Jorge Pulido Valente, a candidatura ao projecto surge na sequência da adesão ao Dia Europeu Sem Carros, há quatro anos, e à implementação de medidas que têm vindo a ser tomadas na vila alentejana, como a restrição da circulação automóvel no centro histórico.
«Nesta fase vamos identificar, com as universidades, as medidas concretas em termos urbanísticos, arquitectónicos e, sobretudo, culturais, porque é preciso mudar hábitos de vida», salienta o autarca em declarações ao AmbienteOnline. O município, que acaba de lançar a obra de remodelação do eixo principal da vila, vai promover uma melhor acessibilidade para os peões e melhorar as condições de segurança nos percursos de acesso às escolas.
No Algarve, Tavira não teve dúvidas em candidatar-se ao projecto, a que aderiu há cerca de dois anos e meio. «Traçámos objectivos que visam a requalificação global da baixa da cidade», explica Macário Correia, presidente da câmara municipal. «Progressivamente queremos que o trânsito automóvel exerça cada vez menos pressão sobre o centro histórico».
O projecto envolve cidades e vilas com realidades diferentes, incluindo até capitais de distrito como Castelo Branco ou Leiria. No caso desta última, o objectivo é dar continuidade a um trabalho de planeamento que já estava a ser desenvolvido em parceria com universidades, nomeadamentre a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico de Leiria. «Temos vindo a melhorar as condições de vida no centro urbano e a relação da cidade com o rio Lis», conta Fernando Carvalho, vereador dos Transportes e Obras Municipais.
A criação do Mobilis, um sistema de transportes urbanos, é a medida mais recente tomada na cidade de Leiria. Estas e outras se seguirão no âmbito do projecto Mobilidade Sustentável, que envolve 40 municípios em todo o País.

consultado 11\Mar\07

No comments: