Sunday 25 March 2007

Noticia - jogadora russa Maria Sharapova vai passar a divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio



Nova York, 20/03/2007

Destaque no ranking da ATP (Associação das Tenistas Profissionais), a jogadora russa Maria Sharapova vai passar a divulgar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). Ela será a mais nova Embaixadora da Boa Vontade do PNUD e vai ajudar a apoiar a campanha mundial contra a fome.
“O PNUD trabalha ao redor do mundo fazendo uma diferença positiva na vida das pessoas e eu estou orgulhosa de acrescentar o meu comprometimento pessoal a este trabalho”, disse a tenista durante a cerimônia de nomeação. “Os esforços do PNUD na luta contra a fome são cruciais para jovens de toda parte alcançarem seu potencial. E eu estou ansiosa para trabalhar com o órgão”, destacou.
Durante a cerimônia, a tenista doou US$ 100 mil para locais afetados pela tragédia de Chernobyl. A verba será destinada para oito projetos do PNUD que trabalham com jovens de comunidades rurais de Belarus, Rússia e Ucrânia, que ainda sofrem os efeitos do desastre, ocorrido há quase 21 anos. A doação, feita por meio da recém-criada Fundação Maria Sharapova, servirá para melhorar o acesso de meninos e meninas a computadores, promover educação ecológica e reconstruir hospitais e estruturas esportivas.
“Meu primeiro passo é focar na área afetada por Chernobyl, onde minha família tem raízes. Hoje, é a pobreza e a falta de oportunidades que são a maior ameaça para os jovens da região”, destacou Sharapova. A tenista nasceu na Sibéria, para onde sua família mudou após o acidente. Em 2002, ela fez sua primeira aparição em um torneio da ATP. Dois anos depois, ela ganhou o U.S. Open e, no final de janeiro deste ano, chegou ao primeiro lugar no ranking da associação.
“O PNUD está muito orgulhoso de receber Sharapova como Embaixadora da Boa Vontade”, ressaltou durante o administrador-adjunto do PNUD internacional, Ad Melkert. “Ela é um exemplo para os jovens que enfrentam desafios em suas condições de vida. E está aproveitando seu sucesso como uma atleta de elite para criar oportunidades concretas para meninos e meninas em situação de desvantagem melhorarem suas vidas”, completou.

Fonte:

No comments: