Monday 17 September 2007

Câmara de Alcochete quer conhecer tecido empresarial: um prémio de Responsabilidade Social



“Diagnosticar o tecido empresarial da região de Alcochete” é, para Luis Franco, presidente da câmara municipal de Alcochete, o principal objectivo da primeira quinzena empresarial, que se inicia hoje, organizada pela Câmara Municipal. Através de um conjunto de visitas a empresas da região, pretende-se conhecer as dificuldades, os sucessos e os projectos dessas empresas. No programa estão ainda previstas conferências e um workshop.

Para Luís Franco, são cinco os princípios que vão orientar esta primeira quinzena empresarial. Aprofundar as relações entre autarquia e as empresas da região, conhecer o papel dos agentes económicos da região enquanto “promotores de desenvolvimento”, fomentar o comércio tradicional local e promover o projecto de responsabilidade civil em todo o tecido empresarial.

É junto dos responsáveis das empresas que a autarquia de Alcochete pretende chegar, através do ciclo de visitas previsto. Desse modo, procura-se conhecer quais os mecanismos que precisam de ser desenvolvidos, nomeadamente em relação à imagem que o concelho passa para o exterior, de forma a incentivar investimentos e iniciativas empresariais na região. Para além de Alcochete ser uma grande potência como pólo logístico, o presidente da câmara aponta o turismo e as indústrias não poluentes como potenciais áreas a desenvolver na região.

De acordo com Luís Franco, a região possui já um pólo logístico “importante” que funciona em “complementaridade” com a plataforma de Poceirão. Essa importância “deve-se, sobretudo, à rede de acessibilidades” que Alcochete tem. O município encontra-se a rever o Plano Director Municipal e espera a decisão do Governo em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa, uma vez que há a possibilidade do novo aeroporto ser construído na região.


Na cerimónia de encerramento da primeira quinzena empresarial será lançado um prémio de Responsabilidade Social, que vai distinguir as empresas que promovam boas relações, não só a nível externo, com o consumidor, como também a nível interno, no que toca à relação entre empresas e trabalhadores. Este prémio será entregue no próximo ano.



1 comment:

CMondim said...

é bom saber que a responsabilidade social está a ser prosseguida cada vez mais por um maior número de entidades.