Friday 28 September 2007

Associação Portuguesa de Anunciantes, na categoria de Marketing Social.Campanha «100 por cento cool» ganha prémio



A campanha «100 por cento Cool», destinada a sensibilizar os jovens para os perigos do consumo excessivo de álcool, ganhou um dos prémios do Euro Effies, que premeia a eficácia na comunicação comercial a nível europeu, escreve a Lusa.
Os Euro Effies Awards são organizados pela EACA (European Association of Communications Agencies), em parceria com a EuroNews e com o apoio de vários meios de comunicação, anunciantes e associações, como a TIME, The Economist, WARC, Sappi e a European Publisher`s.
A campanha «100 por cento Cool», desenvolvida pela agência G2 Lisbon para a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), ganhou o prémio de responsabilidade civil/organizações sem fins lucrativos.
Na lista de finalistas para o prémio de responsabilidade social estavam cinco campanhas, tendo os vencedores sido anunciados em Bruxelas na quarta-feira.
Para o secretário-geral da ANEBE, Mário Moniz Barreto, este é um reconhecimento internacional da campanha «100 por cento Cool», que é já considerada um caso de sucesso na Europa.
Em Espanha, por exemplo, adiantou, uma congénere da ANEBE adoptou o conceito das «Brigadas 100 por cento Cool» para acções numa rede de distribuição de combustíveis.
«A importância deste prémio não tem a ver com o reconhecimento da qualidade estética mas sim da eficácia da campanha e isso foi reconhecido pelo júri. É um dia feliz para o país porque reconhece a criatividade, o empreendedorismo e o engenho nacional», referiu em declarações à Lusa.
A campanha «100 por cento Cool», desenvolvida através das chamadas «Brigadas 100 por cento Cool», visa chegar a jovens entre os 18 e os 25 anos, apelando para que um dos elementos de cada grupo que sai à noite se abstenha totalmente de ingerir bebidas alcoólicas de forma a conduzir os outros em segurança.
Este ano, a campanha contactou mais de 33 mil pessoas e realizou 5.169 testes de alcoolémia.
Desenvolvida nas cidades de Lisboa e Porto, esta iniciativa permitiu que as brigadas de rua realizassem em dois meses (entre Abril e Junho) mais de 5.169 testes de alcoolemia que detectaram 1.018 jovens com zero por cento de álcool.
Comparativamente ao ano anterior, verificou-se em 2007 um acréscimo nos jovens contactados, que passou dos 20 mil para os 33 mil, bem como nos testes de alcoolemia realizados, que subiu de 3.889 para 5.169.
Relativamente à percentagem de condutores com zero por cento de álcool, a campanha registou uma descida de 22,5 por cento em 2006 para 19,6 por cento em 2007.
O contacto com os jovens decorre ao início e final da noite, nos principais locais de diversão nocturna das cidades, onde as brigadas de rua contactaram, fizeram testes de alcoolemia e premiaram jovens entre os 18 e os 30 anos, sensibilizando-os para a importância do consumo moderado de álcool.
Nas terceiras edições da campanha já realizadas foram contactados mais de 80 mil jovens e realizados mais de 14 mil testes de alcoolemia.
Em 2006, esta iniciativa recebeu o Prémio Eficácia Ouro, atribuído pela Associação Portuguesa de Anunciantes, na categoria de Marketing Social.

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