Friday 21 September 2007

O 5º Fórum de Ética e Responsabilidade Social (FERS) irá realizar-se no dia 10 de Outubro, nas instalações da APEE



Uma delegação Portuguesa do IPQ/ONS-APEE – Instituto Português da Qualidade/Organismo de Normalização Sectorial-Associação Portuguesa de Ética Empresarial, participa no Working Group de Responsabilidade Social da ISO que está a desenvolver a futura norma de Responsabilidade Social, ISO 26000.
Considerando que as entidades representativas das empresas, dos trabalhadores, dos consumidores, do governo, das ong’s e dos serviços, suporte, investigação e outros são as partes interessadas (stakeholders) em Portugal e que é com essas entidades que estes processos têm de ser articulados, a APEE promoveu um encontro para apresentar o trabalho realizado e recolher directivas para o futuro.
No decorrer do Report Workshop no dia 21 de Abril de 2005, que pretendia apresentar os resultados da 1ª reunião do Grupo de Trabalho da ISO que está a desenvolver a futura norma de responsabilidade social, os participantes do workshop aprovaram a criação de um fórum de Ética e Responsabilidade Social, composto pelas entidades representativas das seis categorias de stakeholders conforme definidas pela ISO, ou seja Associações de Empresas, Sindicatos, ONG’s, Consumidores, Governo e Organizações que prestam serviços, suporte, investigação e outros.O Fórum é presidido pela Drª Ana Paula Duarte do INETI-CENDES.
O Fórum de Ética e Responsabilidade Social - FERS realizou duas reuniões em 2005 e duas reuniões em 2006, sendo que a última se realizou nas instalações da Xerox Portugal. Em cada uma das reuniões foi apresentado um ponto de situação dos trabalhos da ISO 26000, o trabalho que está a ser desenvolvido pelas Comissões Técnicas de Responsabilidade Social e Ética Empresarial – CT 164 e CT 165 respectivamente e recolheram-se opiniões dos stakeholders presentes para apoio e supervisão do trabalho das Comissões Técnicas e da Delegação Portuguesa à ISO/TMB/WG SR.
O Fórum de Ética e Responsabilidade Social funciona no âmbito do ONS APEE, que lhe dará suporte institucional e que exerce o secretariado, cabendo-lhe também a função de Mirror Committee do ISO/TMB/WG SR. Este modelo organizacional corresponde às directivas da ISO e do IPQ e concretiza a estrutura Portuguesa que vai participar neste projecto até meados de 2010.

fonte: http://www.apee.pt/index.php , ( consultado em 21\Set\07)

No comments: