Sunday 2 September 2007

galardão EcoXXI


Foram entregues no passado dia 16 de Março as primeiras bandeiras verdes ECOXXI, atribuídas 20 dos 41 minicípios que durante o ano 2006 se candidataram a este galardão, cujo objectivo é o de promover as boas práticas relativamente a politicas de sustentabilidade, com especial ênfase na vertente da promoção da educação ambiental em conjunto com a aferição de outros parâmetros de qualidade ambiental. A cerimónia decorreu na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal), no Porto.
Visando contribuir para o fortalecimento de acções continuadas em prol do desenvolvimento sustentável, através do reconhecimento dos compromissos assumidos por cada minicípio relativamente à educação e qualidade ambientais, a Fundação para a Educação Ambiental em Portugal – Associação Bandeira Azul da Europa (FeePortugal - ABAE) iniciou em 2005 este projecto com os municípios tendo nesse ano experimental sido recebidas 38 candidaturas. Em 2006 foram 41 os municípios candidatos.
Este Projecto, que procura também assinalar o início da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, contou com o precioso contributo de um conjunto de pessoas e entidades que constituem o júri nacional sem as quais não teria sido possível a esta Associação analisar criteriosamente a informação fornecida pelos municípios. Após a recepção das candidaturas para 2006, procedeu a Comissão Nacional ECOXXI, à avaliação e validação da informação recebida. Os 41 municípios que participaram no ecoxxi 2006 foram:
ALANDROAL; ALBUFEIRA; ALCOBAÇA; AZAMBUJA; BRAGANÇA; CABECEIRAS DE BASTO; CALDAS DA RAINHA; CAMINHA; CANTANHEDE; CASCAIS; COIMBRA; ÉVORA; FARO; FELGUEIRAS; GAVIÃO; GOLEGÃ; LAGOS; LOULÉ; MACEDO DE CAVALEIROS; MAIA; MATOSINHOS; MEALHADA; OEIRAS; PENICHE; POMBAL; PONTA DELGADA; PORTALEGRE; PORTIMÃO; PORTO; PORTO SANTO; SANTO TIRSO; SÃO BRÁS DE ALPORTEL; SETÚBAL; SEVER DO VOUGA; TAVIRA; TORRES NOVAS; TORRES VEDRAS; TROFA; V.FRANCA DE XIRA; VILA NOVA DE GAIA.
Relativamente aos municípios envolvidos e tendo por base de aferição os indicadores constantes do projecto que compõem um índice global de sustentabilidade, decidiu a Comissão Nacional atribuir 20 bandeiras verdes (a todos os municípios com pontuação superior a 50%).
Mais importante ainda, é o facto de terem sido lançadas as pistas, para que estes e outros municípios possam desenvolver medidas necessárias para trilhar o caminho da sustentabilidade.
Para ter acesso à listagem da classificação geral dos municípios,
clique aqui.

No comments: