Thursday 30 August 2007

Benefícios mútuos -Jovem cigana paga universidade com receitas da reciclagem


Um jovem de etnia cigana ocupa as férias de Agosto a dar informações aos turistas pela Junta de freguesia da Ericeira, que em troca lhe paga a universidade com as receitas da reciclagem.


Piménio Ferreira, de 20 anos, prepara-se para ingressar no terceiro ano de Engenharia Física, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e recebe apoio financeiro da junta donde é natural, desde o último semestre do ano lectivo passado.
Nessa altura, os pais ficaram desempregados e com problemas de saúde, após uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que lhes confiscou a carrinha que utilizavam na venda ambulante.
«Apesar de ser bolseiro tive problemas familiares e mesmo com a bolsa não conseguia suportar os custos, nomeadamente das propinas», relata à Lusa o estudante que nessa altura, estando «à beira do desespero», decidiu pedir ajuda à autarquia, para deixar de pensar no «cenário negro» da desistência do curso superior.
A reciclagem dos quarenta metros cúbicos de latas de sumos e outros refrigerantes, depositados em meia dúzia de ecopontos, bem como de velhos electrodomésticos, como frigoríficos e máquinas de lavar, recolhidos pelos serviços da junta, é suficiente para daí arrecadar a verba necessária para o jovem poder concluir a licenciatura.
«Pagamos as propinas na totalidade, pagamos os livros, damos apoio em termos de lhe facultarmos os computadores da junta e a Internet, demos-lhe o primeiro computador que tem em casa e oferecemos-lhe as fotocópias», além de a autarquia ajudar toda a família com alimentação, conta à Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Joaquim Casado.
«Estamos cá no dia-a-dia para resolver os problemas», refere o autarca, adiantando que espera encontrar «outros Piménios», uma vez que «se depender da junta, ninguém ficará sem estudar».
«O Piménio foi também um reciclado porque foi retirado da contrafacção e vai ser um exemplo para a sociedade», disse o autarca, cuja política de acção social se estende a outras ajudas como a comparticipação de receitas de medicamentos a munícipes desfavorecidos ou o arranjo de uma torneira em casa de idosos.
Enquanto sonha em ser engenheiro físico e participar num projecto de fusão nuclear, Piménio percorre as ruas da Ericeira, vestindo uma t-shirt da autarquia com a frase «eu ando por aí», aludindo ao trabalho de que também foi responsabilizado: encontrar jovens carenciados com o gosto de estudar.
Além de distribuir panfletos turísticos, o estudante efectua também inquéritos aos turistas sobre várias questões como a limpeza das praias ou a segurança na vila e aponta as sugestões de melhorias a fazer na Ericeira.
Mas confessa que o que mais gosta de fazer é distribuir o panfleto do projecto 'Ericeira recicla', sensibilizando os cidadãos para «ter uma atitude mais cívica» e aderirem à separação e reciclagem dos resíduos.

No comments: