Sunday 5 August 2007

Prêmios Seed: ONG Brasileira recebe Prêmio de Inovação em Desenvolvimento Sustentável



BRASÍLIA - O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Clifford Sobel, entregará o Prêmio Seed 2007 à organização não-governamental brasileira Projeto Bagagem na segunda-feira (06), às 11h30, no auditório principal da sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília. Estará presente na cerimônia o presidente do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto.O Projeto Bagagem, que é baseado em Lençóis, Bahia, objetiva melhorar a qualidade de vida de comunidades brasileiras de baixa renda por meio do desenvolvimento do turismo comunitário. Seus pacotes de viagem singulares dão aos visitantes uma visão em primeira mão de projetos locais de desenvolvimento e de reservas ambientais, numa abordagem inovadora para o ecoturismo de base comunitária. Esses itinerários de viagem já estão se tornando uma fonte de recursos para comunidades locais, além de serem uma experiência inspiradora para os visitantes. Prêmios Seed
Lançados em 2004 por uma comunidade global de organizações da Iniciativa de Apoio a Empreendedores pelo Meio Ambiente e pelo Desenvolvimento (ou “Seed”, em sua sigla em inglês: “Supporting Entrepreneurs for Environment and Development Initiative”), os Prêmios Seed reconhecem, a cada dois anos, cinco parcerias que combinam inovação e empreendedorismo em projetos voltados para desenvolvimento social sustentável de seus países. Os outros vencedores são do Vietnã, Peru, Equador e Serra Leoa.
As cinco parcerias ganhadoras representam diversas áreas de atuação, mas têm como característica comum o fato de que cada uma traduz objetivos ambientais e de desenvolvimento aceitos globalmente em ações comunitárias que respondem a prioridades e necessidades regionais específicas. Nos próximos 12 meses, cada um dos vencedores do Prêmio Seed receberá serviços específicos de apoio customizados para expandir e estender suas atividades, transformando-os de uma boa idéia de projeto em uma atividade social, econômica e ambientalmente sustentável.
Sócios fundadores da Seed incluem o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a World Conservation Union e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Conselho da Iniciativa Seed inclui representantes dos governos dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, África do Sul, e Reino Unido, como também o parceiro privado Swiss Re. O conselho é atualmente presidido por Dan Reifsnyder, o secretário assistente adjunto de Estado dos EUA para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.
NR

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos da América

Para saber mais consultar : http://www.seedinit.org/

No comments: