Thursday 23 August 2007

Eco-cabana vence prémio Ideias VerdesA Cascais Natura venceu o concurso Ideias Verdes, promovido pelo Expresso e pela Água do Luso, com o seu projecto




Eco-cabana vence prémio Ideias Verdes A Cascais Natura venceu o concurso Ideias Verdes, promovido pelo Expresso e pela Água do Luso, com o seu projecto “Eco-cabana”. Trata-se de uma habitação modular, com uma particular preocupação ambiental, através do recurso a energia alternativa, gestão de consumo de água e electricidade e uso de materiais reciclados ou recicláveis.
O prémio, no valor de 50 mil euros, foi atribuído por um júri composto por personalidades na área do ambiente e permitirá agora construir o primeiro modelo deste equipamento, que será depois colocado no mercado. Com uma reduzida “pegada ecológica”, a Eco-cabana pode ser implantada e usada como qualquer edifício convencional, mas foi particularmente concebida para estadias de curta duração em espaços de maior sensibilidade ambiental – como áreas protegidas ou sítios da Rede Natura. A alimentação energética da Eco-cabana dependerá exclusivamente de meios alternativos e um dispositivo electrónico permitirá ao utilizador controlar o seu uso de água e energia. Os consumos são debitados num cartão de “eco-créditos” correspondente a determinado número de dias. A Eco-cabana tem como referência o abrigo de montanha e a cabana florestal, mas apresenta um design vanguardista. O equipamento, suspenso e com cerca de 60m2 de área útil, assume ainda uma forma modular, o que permite a conjugação de vários edifícios, formando edifícios maiores.
» Saiba mais sobre as Eco-Cabanas



No comments: