Thursday, 30 August 2007

Benefícios mútuos -Jovem cigana paga universidade com receitas da reciclagem


Um jovem de etnia cigana ocupa as férias de Agosto a dar informações aos turistas pela Junta de freguesia da Ericeira, que em troca lhe paga a universidade com as receitas da reciclagem.


Piménio Ferreira, de 20 anos, prepara-se para ingressar no terceiro ano de Engenharia Física, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e recebe apoio financeiro da junta donde é natural, desde o último semestre do ano lectivo passado.
Nessa altura, os pais ficaram desempregados e com problemas de saúde, após uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, que lhes confiscou a carrinha que utilizavam na venda ambulante.
«Apesar de ser bolseiro tive problemas familiares e mesmo com a bolsa não conseguia suportar os custos, nomeadamente das propinas», relata à Lusa o estudante que nessa altura, estando «à beira do desespero», decidiu pedir ajuda à autarquia, para deixar de pensar no «cenário negro» da desistência do curso superior.
A reciclagem dos quarenta metros cúbicos de latas de sumos e outros refrigerantes, depositados em meia dúzia de ecopontos, bem como de velhos electrodomésticos, como frigoríficos e máquinas de lavar, recolhidos pelos serviços da junta, é suficiente para daí arrecadar a verba necessária para o jovem poder concluir a licenciatura.
«Pagamos as propinas na totalidade, pagamos os livros, damos apoio em termos de lhe facultarmos os computadores da junta e a Internet, demos-lhe o primeiro computador que tem em casa e oferecemos-lhe as fotocópias», além de a autarquia ajudar toda a família com alimentação, conta à Lusa o presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Joaquim Casado.
«Estamos cá no dia-a-dia para resolver os problemas», refere o autarca, adiantando que espera encontrar «outros Piménios», uma vez que «se depender da junta, ninguém ficará sem estudar».
«O Piménio foi também um reciclado porque foi retirado da contrafacção e vai ser um exemplo para a sociedade», disse o autarca, cuja política de acção social se estende a outras ajudas como a comparticipação de receitas de medicamentos a munícipes desfavorecidos ou o arranjo de uma torneira em casa de idosos.
Enquanto sonha em ser engenheiro físico e participar num projecto de fusão nuclear, Piménio percorre as ruas da Ericeira, vestindo uma t-shirt da autarquia com a frase «eu ando por aí», aludindo ao trabalho de que também foi responsabilizado: encontrar jovens carenciados com o gosto de estudar.
Além de distribuir panfletos turísticos, o estudante efectua também inquéritos aos turistas sobre várias questões como a limpeza das praias ou a segurança na vila e aponta as sugestões de melhorias a fazer na Ericeira.
Mas confessa que o que mais gosta de fazer é distribuir o panfleto do projecto 'Ericeira recicla', sensibilizando os cidadãos para «ter uma atitude mais cívica» e aderirem à separação e reciclagem dos resíduos.

Wednesday, 29 August 2007

Sustaining Excellence: The 2006-2007 Annual Report of the International Institute for Sustainable Development


The 2006–2007 annual report describes program highlights and financial performance for the year ending March 31, 2007. The report also includes feature articles on our work in China, ongoing research into Lake Winnipeg, and the prospects for global environmental governance in a world of institutional change. The report also draws attention to sustainable development since the Bruntland report, with an article focusing on the reflections of Bruntland's Canadian commissioners—Maurice Strong and Jim MacNeill. As climate change policy heats up in Canada and abroad, IISD's Climate Change and Energy Director John Drexhage probes some tough questions on the road ahead.


Site - The Green Initiative


The Green Initiative é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma óptica holística, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente. As atividades de nosso grupo são focadas principalmente em uma análise ampla de sistemas produtivos, identificando possibilidades para atenuar e remediar os impactos ambientais causados por estas atividades. Nosso time está engajado em assuntos relativos às mudanças climáticas desde 1992. Trabalhando em muitos estudos e projetos científicos, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para governos, industrias e instituições como o Banco Mundial, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BIRD) e Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

EUA: 36,5 milhões de pessoas abaixo do limite da pobreza, 47 milhões não têm seguro médico


Quase um habitante em cada oito, nos Estados Unidos da América, vive abaixo do limite da pobreza, isto é 36,5 milhões de pessoas em 2006, para além de 47 milhões não terem seguro médico, revelou o inquérito anual do Gabinete de Recenseamento, publicado hoje.
A percentagem de pobreza desceu ligeiramente, pela prmeira vez em dez anos, de 12,6 por cento (37 milhões de pessoas) em 2005 para 12,3 por cento em 2006. Contudo, o número de pessoas sem seguro de saúde aumentou, atingindo os 47 milhões em 2006.
Um lar com duas pessoas é considerado na pobreza quando os seus rendimentos são inferiores a 13.167 dólares por ano, segundo aquele Gabinete.
Há 12,8 milhões de crianças e jovens com menos de 18 anos na pobreza e 8,7 milhões de crianças não têm assistência médica.
O rendimento doméstico médio norte-americano aumentou ligeiramente pelo segundo ano consecutivo, sendo agora de 48.200 dólares anuais, mas o rendimento individual médio diminuiu 500 dólares para os homens e 400 dólares para as mulheres. Os lares brancos viram os seus rendimentos médios aumentar 1,1 por cento, os asiáticos 1,8 por cento, os hispânicos 1,7 por cento mas os negros progrediram apenas 0,3 por cento.
Cerca de 3,4 milhões de pessoas com mais de 65 anos vivem na pobreza.
Os resultados do inquérito revelam também grandes diferenças de rendimentos entre homens e mulheres.
Na área do Direito (advogados, conselheiros jurídicos), os homens ganham em média 104.400 dólares por ano, quase duas vezes mais do que as mulheres (51.400 dólares por ano). Na informática, o salário médio anual de um homem é de 70.400 dólares, enquanto o de uma mulher é de 61.100 dólares.
O Sul do país é mais pobre, nomeadamente os Estados do Mississipi (21,1 por cento de pobres), da Luisiana e também a capital Washington DC.
Os condados mais ricos encontram-se também nos arredores de Washington (Fairfax na Virgínia, Montgomery em Maryland).
Os Estados de Maryland, Nova Jérsia e Connecticut, no Leste do país, são os mais ricos em termos de rendimentos por lar. San José no coração de Silicon Valley, na Califórnia, e Plano no Texas (Sul) são as grandes cidades mais ricas, enquanto que Cleveland (Ohio, Norte), Détroit (Michigan, Norte) bem como Miami (Florida) estão entre as mais pobres.
MF.
Lusa/fim

Tuesday, 28 August 2007

Brasil - 5º Congreltur – Congresso Internacional de Educação, Recreação, Lazer e Turismo:"A Responsabilidade Social e o Mundo que estamos criando”.



Acontece em Tramandaí neste final de semana, nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro o 5º Congreltur – Congresso Internacional de Educação, Recreação, Lazer e Turismo. O evento será realizado no auditório da prefeitura e traz como tema este ano “A Responsabilidade Social e o Mundo que estamos criando”.Os participantes do congresso terão atividades diversas como: palestras, atividade laboral, oficinas, vivência e a 1ª Mostra de Projetos de Inclusão Social.As informações são da Assessoria de Imprensa de Tramandaí
Visite:
Site do Congreltur

Sunday, 26 August 2007

Angola- Movicel lança descoberta de novos talentos


Uma iniciativa pioneira no país, voltada para o descobrimento de novos valores e garantir que eles possam se transformar em grandes estrelas do basquetebol, vem sendo efectivada pela Movicel. De forma permanente tem dado apoio à FAB-Federação Angolana de Basquetebol para a realização de um trabalho de base, destinado às selecções masculina e feminina, sénior e júnior. É um trabalho de patrocínio que ocorre desde o ano 2003, com a filosofia de responsabilidade social.Mas a sua participação não se limita a este segmento desportivo. A equipa angolana de basquetebol tem o apoio da Movicel como patrocinadora oficial na XXIV Taça de África das Nações em Basquetebol - Afrobasket-2007, consolidando-se como uma das companhias que mais apoia esse desporto em Angola. Tanto é assim que o director comercial da operadora, Wladimir Parada, destaca a forte presença da responsabilidade social na política mercadológica da Movicel. "A satisfação do consumidor e da opinião pública passou a estar directamente ligada à participação das organizações em causas sociais, e a responsabilidade social transformou-se numa vantagem competitiva que praticamos com satisfação e empenho" - afirma. Ele diz estar certo de que "o impulso da Movicel a esse campeonato, jogado em Angola, certamente orgulhará a todos e o país mostrará, mais uma vez, ao mundo, a sua capacidade e competência".A Movicel tem uma parceria com a TPA para duas votações denominada "Sou mais Angola", para a escolha do melhor jogador da selecção de Angola em cada uma das partidas, e outra para o envio de SMS com incentivos à equipa. Os clientes da rede 91 que participarem estão a concorrer automaticamente ao sorteio diário de prémios. Para participar, deve assistir aos jogos da selecção angolana pela TPA e votar no jogador preferido.

Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, do Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasile



O prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, foi ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira para receber o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social, do Instituto Ambiental Biosfera e Instituto Brasileiro de Estudos Especializados – IBRAE. A premiação é uma das mais importantes do país concedida somente a personalidades brasileiras e estrangeiras que se destacaram nacionalmente por suas ações e iniciativas praticadas sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social, com direcionamento na busca da melhoria da qualidade de vida da população em nível local, regional ou nacional.Receberam o prêmio: Ministério do Meio Ambiente e do Esporte, Supremo Tribunal Federal, Governo de Angola e Costa Rica, Governo do Amapá, Universidades (Federal de Santa Maria, Federal do Paraná, Estadual de Campinas), Senador Marcone Pirillo, alguns deputados federais, alguns prefeitos, alguns empresários de empresas com projetos de responsabilidade social. Do Paraná, foram premiados: a Universidade Federal do Paraná, o deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Estadual, Luiz Eduardo Cheida e o prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo.O reconhecimento ao prefeito de Umuarama foi por ações e iniciativas conduzidas em seu governo, especialmente no que tange ao Desenvolvimento Social de Humano das pessoas de Umuarama e da região. Os projetos e programas desenvolvidos por ele como prefeito, presidente do CONSAD (Consórcio de Segurança Alimentar de Entre-Rios) e líder regional nas questões do meio ambiente, segurança e desenvolvimento regional sustentável resultaram, comprovadamente, em benefícios à melhora da qualidade de vida da população de toda a região.Segundo o prefeito, o prêmio é extremamente relevante, principalmente porque não há inscrição de projetos e personalidades. A indicação do prefeito de Umuarama foi feita, normativamente, com base em enquête prévia conduzida por membros dos Conselhos Consultivos e Consultores Especiais do Instituto Biosfera e Instituto IBRAE, distribuídos em todas as unidades da federação. Em cada Estado e no Distrito Federal são conduzidas pesquisas, com caráter de confidencialidade, abrangendo um amplo segmento de pessoas formadoras de opinião, incluindo parlamentares, jornalistas, juizes, advogados, empresários, professores, pesquisadores, dirigentes de entidades, além de representantes de órgãos governamentais ou privados com marcante atuação local ou regional. Outros prêmios Luiz Renato já foi premiado diversas vezes desde o início do seu mandato nas áreas de educação, saúde, empreendedorismo, ação social, entre outras. Sua gestão progressista e inovadora está transformando a cidade de Umuarama e unindo a Amerios (Ass. dos Municípios de Entre-Rios) em torno de um projeto regional de desenvolvimento pautado, principalmente, no ser humano e no desenvolvimento sustentável. De acordo com o prefeito, todos estes trabalhos já realizados demandam tempo e esforços impressionantes para realmente surtam efeitos.


Thursday, 23 August 2007

Eco-cabana vence prémio Ideias VerdesA Cascais Natura venceu o concurso Ideias Verdes, promovido pelo Expresso e pela Água do Luso, com o seu projecto




Eco-cabana vence prémio Ideias Verdes A Cascais Natura venceu o concurso Ideias Verdes, promovido pelo Expresso e pela Água do Luso, com o seu projecto “Eco-cabana”. Trata-se de uma habitação modular, com uma particular preocupação ambiental, através do recurso a energia alternativa, gestão de consumo de água e electricidade e uso de materiais reciclados ou recicláveis.
O prémio, no valor de 50 mil euros, foi atribuído por um júri composto por personalidades na área do ambiente e permitirá agora construir o primeiro modelo deste equipamento, que será depois colocado no mercado. Com uma reduzida “pegada ecológica”, a Eco-cabana pode ser implantada e usada como qualquer edifício convencional, mas foi particularmente concebida para estadias de curta duração em espaços de maior sensibilidade ambiental – como áreas protegidas ou sítios da Rede Natura. A alimentação energética da Eco-cabana dependerá exclusivamente de meios alternativos e um dispositivo electrónico permitirá ao utilizador controlar o seu uso de água e energia. Os consumos são debitados num cartão de “eco-créditos” correspondente a determinado número de dias. A Eco-cabana tem como referência o abrigo de montanha e a cabana florestal, mas apresenta um design vanguardista. O equipamento, suspenso e com cerca de 60m2 de área útil, assume ainda uma forma modular, o que permite a conjugação de vários edifícios, formando edifícios maiores.
» Saiba mais sobre as Eco-Cabanas



Câmara Municipal de Cascais, através da Agência Cascais Natura, aderiu ao “CountDown 2010”, tornando-se o primeiro município português a integrar esta



O “Count Down 2010 – Contagem Decrescente para Suster a Perda de Biodiversidade na Europa”, é uma iniciativa pan-europeia que pretende envolver os países na procura de soluções para travar o declínio de vida selvagem na Europa.
Em Março de 2007, a Câmara Municipal de Cascais, através da Agência Cascais Natura, aderiu ao “CountDown 2010”, tornando-se o primeiro município português a integrar esta iniciativa.A Cascais Natura pretende implementar projectos e desenvolver estudos para a preservação do património natural do Conselho de Cascais, em parceria com entidades públicas, empresas, centros de investigação e organizações não-governamentais.
A adesão da Agência Cascais Natura é realizada no âmbito da Medida 2 – Parcerias entre o Sector Público e Privado, que pretende promover a “criação de parcerias público-privadas para a conservação da natureza”. Este mecanismo permite às empresas compatibilizar objectivos económicos e responsabilidade ambiental, tornando-se aliadas das entidades públicas na concretização de políticas de sustentabilidade a nível local.

Informações sobre o Countdown 2010 estão disponíveis em
http://www.countdown2010.net/
fonte: http://www.geracaoc.com/Default.aspx?ID=46 , consultado em 23\agos\07

Wednesday, 22 August 2007

Brasil - Inscrições para Prêmio de Responsabilidade Social de Empresas Turísticas vão até domingo



As inscrições para o Prêmio de Responsabilidade Social de Empresas Turísticas, lançado em julho pela ministra Marta Suplicy, vão até o dia 26 de agosto. O Prêmio é uma iniciativa do Ministério do Turismo em conjunto com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV) e o Instituto WCF – Brasil.
A premiação representa uma nova etapa do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), lançado em 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo.
Poderão se inscrever empresas do setor turístico – hotéis, agências de viagem, operadoras – e organizações não-governamentais (ONGs) que desenvolvam projetos ou possuam experiências de responsabilidade social no combate e prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no Turismo. Os três melhores colocados serão conhecidos em cerimônia pública e terão suas experiências publicadas.
Os interessados em participar da premiação podem encontrar mais informações, ficha de inscrição e regulamento no site
www.ebape.fgv.br/prstur. As fichas de inscrição devem ser preenchidas e enviadas para o endereço premio.turismo@fgv.br.

Monday, 20 August 2007

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE GALIZA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO



A Universidade de Santiago de Compostela, o Instituto de Ciências da Educação de Santiago de Compostela, o Grupo de Investigação GEFIL e a Xunta da Galicia em conjunto com a Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional e com a colaboração de outras Universidades, Instituições e Entidades, organizam o "IX Congresso Internacional Galiza - Norte de Portugal de Formação para o Trabalho" subordinado ao tema "Desafios e soluções da orientação profissional para a certificação da(s) competência(s) profissional(ais)", que terá lugar nos dias 25 e 26 de Outubro/2007, no Salão de Actos da Faculdade de Psicologia em Santiago de Compostela.
Numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, a Orientação, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) é uma referencia para múltiplas actividades que capacitam os cidadãos de qualquer idade e em qualquer momento das suas vidas a determinar as suas capacidades e interesses, a adoptar decisões educativas, de formação e de emprego, e a questionar a sua aprendizagem e a trajectória individual das suas vidas enquanto aprendizagem, o trabalho e outras questões nas que se adquirem ou se utilizam competências.
Assim, a ligação entre a Orientação e a Certificação da(s) Competência(s) Profissional(ais), contribuirão para atingir os objectivos de desenvolvimento económico, a eficácia do mercado de trabalho e a mobilidade geográfica e profissional, propostos pela União Europeia. Além de tornar possível o avanço na falha da equidade social e a desigualdade entre os sexos.
Como vem sendo habitual neste Congresso, que já vai na 9ª edição, pretende-se providenciar um espaço conjunto de participação de todos os implicados na Orientação e na Certificação da(s) Competência(s) Profissional(ais) em distintas áreas de trabalho e território, formular-se perguntas e dar respostas actualizadas acerca do percorrido, avanços e novidades relacionadas com os desafios e soluções para a certificação da(s) Competência(s) Profissional(ais) das pessoas da Europa, no Estado Espanhol, na Galiza e em Portugal.
No caso Português será dado um particular ênfase à apresentação/divulgação de experiências e comunicações sobre a Iniciativa Novas Oportunidades.


Para inscrever-se ou obter mais informações sobre este Congresso pode consultar www.usc.es/ice/webs/gefil/congreso/

Portugal vai ter maior fábrica de painéis solares do Mundo



A maior fábrica de painéis solares térmicos do Mundo é inaugurada em Setembro, na Póvoa de Varzim. O projecto da Energie, uma empresa portuguesa, envolve um investimento de dois milhões de euros e vai permitir alargar à Alemanha e Itália os mercados de exportação. Dentro de dois anos, o gestor da unidade prevê duplicar a área de fabrico.A fábrica actual, com mil metros quadrados, "já não tinha capacidade para garantir o aumento da procura", explica o presidente da empresa. A nova unidade, garante Luís Rocha, vai permitir multiplicar por seis a actual capacidade de produção, que ronda 13 mil a 15 mil painéis solares termodinâmicos por ano. O mercado nacional absorve cerca de 60% da produção, sendo o restante exportado para Espanha, França, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo, onde a Energie constituiu sociedades. Com a nova fábrica, revela Luís Rocha, a empresa espera chegar a Itália e, sobretudo, à Alemanha, país que "pode absorver o dobro do que produzimos hoje".Potencial alemãoO potencial alemão, afirma, é "muito elevado", porque o país está a fazer uma grande aposta no solar térmico para aquecimento de águas sanitárias - e outros fins, como climatização, por exemplo - e não encontra, no mercado local, painéis com elevada qualidade. A tecnologia da Energie - chamada solar termodinâmica e patenteada a nível mundial - permite rendimentos muito superiores ao solar térmico clássico, pois, graças à composição do líquido que circula nos painéis, absorve calor mesmo sem haver sol e, até, a partir da chuva.Facturação em crescendoCom a entrada em funcionamento da unidade da Póvoa de Varzim, Luís Rocha espera equilibrar o destino da produção, com metade a ser vendida no mercado nacional e o resto no estrangeiro. E, por outro lado, pretende aumentar a facturação da empresa, que foi de seis milhões de euros em 2006, ao ritmo de um milhão de euros por ano até 2010. Nessa altura, e até porque entretanto já deverá estar operacional a segunda fase do projecto da Póvoa, ao duplicar a área de fabrico para seis mil metros quadrados, a Energie prevê também mais do que duplicar o número de colaboradores, dos actuais 30 para 70. Entretanto, a área a inaugurar em Setembro ganha o estatuto de maior fábrica mundial de solar térmico termodinâmico. Depois, será a maior na área do solar térmico em geral.

Iniciativa de RS - Alto Stop" em Easy Cocktails


Em mais uma iniciativa de solidariedade e responsabilidade social, que contou com a colaboração do Bar Restaurante Speakeasy, delicie-se com os novos cocktails não-alcoólicos na página Dependências Prazeres dos Sabores_Easy Cocktails. Balão deu Zero, Speakeasy 0.0, Alto Stop e Eles andam aí são alguns destes saudáveis cocktails para uma animada fim de tarde ou noite.

eLearningLisboa2007! - 15 - 16 Outubro 2007, Centro de Congressos Lisboa!



Uma conferência única realizada em Portugal sob os auspícios da Presidência Portuguesa da União Europeia, espaço privilegiado de debate e intercâmbio de ideias para os decisores políticos, responsáveis pelos recursos humanos, pela gestão da formação e do conhecimento nas organizações, bem como para professores, formadores e outros profissionais da educação. No quadro da Agenda de Lisboa, como podem o eLearning e as tecnologias da informação e comunicação em geral, contribuir para a promoção da inclusão, da aprendizagem ao longo da vida, da inovação e gestão do conhecimento, e potenciar o desempenho individual e organizacional? Venha conhecer as últimas orientações nesta área, debater com os melhores oradores nacionais e internacionais e contribuir com sugestões e recomendações para as estratégias europeias de eLearning e eInclusão.

O programa assenta em três grandes áreas de interesse:
Coesão Digital e Social;
Requalificação na Sociedade do Conhecimento;
O valor do eLearning.
desenvolvidas em espaços de características diversificadas:
Sessões plenárias;
Sessões paralelas onde se abordão os temas da conferência de várias perspectivas e formatos: apresentações, painéis, mesas redondas, workshops;
Sessões específicas da iniciativa de programas ou organizações;
Área exposicional especialmente concebida para favorecer o networking e a experimentação.
Saiba mais sobre o eLearningLisboa2007 .As inscrições para o eLearningLisboa2007 estão disponíveis no sítio da ConferênciaData limite para inscrições – 5 de Outubro de 2007.Inscreva-se já!


CIVITAS - CENTRO DE ESTUDOS SOBRE CIDADES E VILAS SUSTENTÁVEIS



Universidade Nova de Lisboa. Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente«O Centro CIVITAS faz investigação científica e presta serviços à comunidade. Procura assim aliar as actividades de inovação e investigação, naturais numa Universidade, com a aplicação prática dos conhecimentos e a sua rentabilização directa para o serviço da comunidade. É o promotor da Rede Portuguesa de Cidades e Vilas Sustentáveis e está em sintonia com a Campanha Europeia para as Cidades e Vilas Sustentáveis. As principais actividades específicas são: Agenda 21 Local. Planos Municipais de Ambiente. Auditorias Ambientais a Aglomerados Urbanos. Integração da Sustentabilidade em Planos e Projectos de Ordenamento do Território. Participação dos Actores Locais, Consensos e Formação de Parcerias. Mediação e Negociação Ambiental para Resolução de Conflitos. Indicadores e Monitorização da Sustentabilidade.
Para saber mais consulta: http://civitas.dcea.fct.unl.pt/

Sunday, 19 August 2007

Noticia - "ONG's são autênticos terminais da responsabilidade social”

2007 é o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. Uma data que ganha um peso acrescido quando um estudo recente revelou que no país existem cerca de um milhão de cidadãos portadores de alguma incapacidade. Luísa Portugal, presidente do Instituto Nacional de Reabilitação, revela algumas das políticas em vigor no caminho para a inclusão e defende que a integração profissional das pessoas com deficiência “é o epicentro de todo o processo de prevenção, habilitação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência”.
Segundo um inquérito recente do Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (agora denominado de Instituto Nacional da Reabilitação), quase um milhão de portugueses é portador de algum tipo de incapacidade.
Perante esta realidade, qual o papel do INR na actualidade?
O Instituto Nacional para a Reabilitação é o organismo da Administração Pública que tem por missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência. Sabendo que a deficiência é uma característica que envolve uma pesada desvantagem social para o próprio e para as suas famílias, assumimos como visão de futuro contribuir para uma sociedade aberta e inclusiva, que olhe para o cidadão e não para a sua diferença. Assim, pretendemos contribuir para as transformações sociais necessárias a que ultrapassando as discriminações, se reforce a inclusão das pessoas com deficiência com medidas não assistencialistas mas numa abordagem centrada nos valores da singularidade e respeito, da participação, da qualidade, cooperação e transversalidade.
A responsabilidade social é um dos vectores capitais do Desenvolvimento Sustentável.
As organizações em Portugal e a sociedade em geral estão hoje mais sensibilizadas para esta realidade e para a importância da inserção das pessoas com deficiência?Existem em Portugal cerca de 300 organizações não governamentais que desenvolvem actividades em favor das pessoas com deficiência, no âmbito do processo de reabilitação, valorização pessoal, dignidade cívica e participação social dos cidadãos com deficiência. Com a implantação que têm nas comunidades locais e regionais, e mediante o incentivo e apoio do Estado, as ONG's têm contribuído decisivamente, para que se minimize o preconceito social face às pessoas com deficiência. Aquelas instituições têm, portanto, funcionado como autênticos terminais da responsabilidade social do Estado, executando inúmeras actividades e tarefas que desenvolvidas de forma complementar, e assumindo, igualmente preocupações sociais e ambientais nas suas estratégias de gestão e na sua interacção com todas as partes interessadas. Paralelamente, penso que a sociedade em geral tem vindo também, passo a passo, a estar sensibilizada e desperta para estas matérias que, convenhamos, têm muito a ver, com os direitos humanos, a cidadania e a não discriminação das pessoas em qualquer situação de exclusão.
A integração profissional das pessoas com deficiência é o epicentro de todo o processo de prevenção, habilitação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência
"Incluir para valorizar", tem sim o lema de algumas acções no âmbito da Responsabilidade Social nas Organizações.
Que projectos o Instituto tem desenvolvido no sentido de promover a inserção profissional das pessoas em situação de desvantagem? A integração profissional das pessoas com deficiência é o epicentro de todo o processo de prevenção, habilitação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência, pois é através do desempenho efectivo de uma actividade profissional que toda a filosofia subjacente àquele processo se materializa: a plena integração social e económica. Torna-se por isso imprescindível ter consciência que, desde que submetida a um adequado processo de reabilitação profissional, a pessoa com deficiência adquire todas as competências para ocupar um lugar naquele mercado de trabalho, em igualdade de oportunidades com qualquer outro cidadão num processo em que a qualidade de vida constitui uma base estratégica transversal. Ciente da sua responsabilidade nesta matéria, o então SNRIPD, e actual INR, tem vindo a intervir em várias vertentes, mediante a sua participação em projectos e actividades da sua iniciativa ou em parceria com outras organizações públicas e privadas. De destacar que o INR integra, a nível do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social um Grupo de Trabalho de acompanhamento da execução de políticas públicas, é igualmente parceiro em estratégias de benchmarking de casos de sucesso e inovadores sobre diversidade nas PME’s, participa no projecto “Respons&ability; Investir na diversidade”, e ainda responsável pela proposta de alteração do Código de Trabalho, em parceria com o IEFP, principalmente no que respeita às questões conceptuais (deficiência, incapacidade, capacidade reduzida do trabalho, etc.)
As barreiras alimentadas pelo preconceito, limitadoras da dignidade de vida das pessoas com deficiência só por serem diferentes, serão mais difíceis de ser derrubadas.
Que balanço faz dessas iniciativas e quais as principais dificuldades encontradas?Se tivermos em conta os 30 anos de vigência de um departamento governamental inteiramente vocacionado para os domínios da deficiência e da reabilitação, o balanço das actividades desenvolvidas é francamente positivo, não tanto pelos indicadores estatísticos e quantitativos que, sem dúvida, são de importância relevante, mas principalmente pela visibilidade que tem vindo a ser conquistada por este grupo de pessoas mais vulneráveis e em alguns casos mesmo desfavorecidas. É possível considerar que estão reunidas condições de consolidação futura de princípios como a “igualdade de oportunidades” e a “não discriminação”. As barreiras legislativas, as barreiras físicas e os apoios sociais serão conquistas a consolidar. As barreiras alimentadas pelo preconceito, limitadoras da dignidade de vida das pessoas com deficiência só por serem diferentes, serão mais difíceis de ser derrubadas.
Que análise já se pode fazer ao Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (2006/2009) anunciado em 2006?O primeiro Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 120/2006, de 31 de Agosto, dá cumprimento a um imperativo constitucional (nº 1 do artº 71º), bem como, à Lei nº 38/2004, de 18 de Agosto, Lei essa que aprovou as bases da política de prevenção, habilitação, reabilitação e participação das pessoas com deficiência. O PAIPDI contem um conjunto de medidas que se inserem numa intervenção estratégica para a qualidade de vida, visam a Acessibilidade e Informação, Educação, Qualificação e Promoção da Inclusão Laboral e Habilitar e Assegurar Condições de Vida Dignas. Este Plano reflecte também preocupações em matéria de Qualidade e Inovação no Sistema de Reabilitação, consagrando um conjunto de medidas no domínio da Investigação e Desenvolvimento.
A curto e médio prazo, quais os projectos do Instituto Nacional para a Reabilitação a serem implementados com base no PAIPDI?Estamos num momento de mudança interna com a aprovação da nova lei orgânica, mas principalmente de mudança exigente das relações com todos os sectores da sociedade em geral, com as pessoas com deficiência, as suas famílias e as suas organizações representativas em particular.A grande expectativa nesta mudança é catalisadora para o que temos que fazer, sabendo que contamos com a sensibilidade da decisão política para a construção de uma sociedade mais justa em que a s pessoas com deficiência tenham o seu papel a representar em igualdade de oportunidades. Nessa perspectiva, o nosso mapa estratégico assenta na resposta às necessidades de autonomia das pessoas com deficiência, no desenvolvimento de mecanismos de informação e sensibilização para a deficiências e as necessidades das pessoas com deficiência e no desenvolvimento de uma rede nacional de proximidade, em parceria com as autarquias, universidades e outros centros de competência.
http://www.qualidadeonline.com/menu/index.php?menu=236 , consultado em 19\08\07

Noticia - CITRUP certificada no âmbito da Responsabilidade Social



A CITRUP, que já tinha os seus Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho certificados pela APCER, vê agora juntar-se a estas certificações a do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, segundo a norma SA 8000, para o âmbito da "deposição controlada em aterro de resíduos sólidos provenientes da central de valorização energética e de resíduos sólidos urbanos, durante os períodos de paragem da mesma, assim como todas as operações relacionadas com esta actividade"
Criada em 2000, a CITRUP resultou de um consórcio entre a RESIN, a FRANCE DECHETS, a ENGIL e a SERURB para a concepção, construção e exploração do aterro sanitário anexo à central de valorização de resíduos da Lipor. Responsável pela gestão do Aterro Sanitário da Maia, a CITRUP é actualmente gerida pela CESPA Portugal e pela SERURB (Grupo SUMA).

Fonte:http://www.qualidadeonline.com/menu/?menu=256 , consultado em 19\08\07

Saturday, 18 August 2007

Várias Noticias sobre Qualidade


A Atlântico - Pavilhão Multiusos de Lisboa, S.A. recebeu o Certificado do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a norma internacionalmente reconhecida ISO 9001:2000. O Pavilhão Atlântico torna-se assim a primeira arena da EAA (European Arenas Association) a certificar o Sistema de Gestão da Qualidade no âmbito de Gestão de Espaços Multiusos e Prestação Integrada e Qualificada de Serviços Destinados a Eventos.

A Associação Académica de Coimbra vai avançar com o processo de certificação de qualidade e vai ser a primeira entidade associativa portuguesa do ensino superior a avançar com o processo de certificação de qualidade.

A indústria agro-alimentar nacional vai dispor, a partir de Setembro, de um Centro de Transferência e Tecnologia (CTA) localizado no Tagusvalley, em Abrantes, que "prestará serviços às empresas do sector", apoiando a modernização e a qualificação dos seus produtos "para que possam competir num mercado cada vez mais exigente".Actualmente, é imprescindível que os sistemas de gestão das empresas melhorem de uma forma contínua, para poderem competir activamente no mercado.

Uma comissão de acompanhamento para a qualidade ambiental do Barreiro vai ser constituída, integrando associações locais, população e entidades públicas e privadas.

A operadora de transporte Fertagus foi a primeira empresa a receber, em Portugal, o Certificado de Segurança Ferroviária. Paralelamente, foi também entregue à Fertagus a certificação do seu sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, em conformidade com a norma NP 4397, de 2001, e a renovação do seu Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com a norma NP 9001, de 2000. A Agência da Energia está a apostar num programa de divulgação do novo Sistema de Certificação Energética. Poupança de energia e protecção do ambiente são os objectivos.

fonte: E-Newsletter de Qualidade nr. 87 daVerlag Dashöfer

Noticia - Marca de Portugal para Expo Saragoça baseia-se no desenvolvimento sustentável


Portugal apresentou a imagem de marca para a Expo Saragoça 2008, a qual terá como base a problemática global da água e o empenho do País no desenvolvimento sustentável do planeta.
“O símbolo identifica ainda Portugal como ponto de partida, expresso no verde e vermelho da bandeira nacional, assim como a água, enquanto ponto de chegada e tema da Expo Zaragoza 2008”, refere um comunicado da organização. A Expo Saragoça 2008 decorre entre 14 de Junho e 14 de Setembro e é subordinada ao tema.
“A água e o desenvolvimento sustentável”. O Pavilhão de Portugal tem 1.000 m2 e vai localizar-se junto ao principal eixo de circulação do recinto da Exposição, que liga o Centro de Congressos ao Pavilhão de Espanha.
Além dos 145 hectares ocupados pelo recinto da Exposição de Saragoça, um novo parque metropolitano com 150 hectares e um aquário fluvial são atracções com as quais a Expo Saragoça 2008 pretende cativar quatro milhões de visitantes e que a cidade irá receber como equipamentos permanentes.

Wednesday, 15 August 2007

Blog Código Laranja- O perfil esperado dos novos executivos


Quais os cenários que hoje determinam o perfil que se espera encontrar nas novas lideranças que conduzirão as empresas nos próximos anos ? Que impacto já pode hoje ser percebido nas exigências requeridas pelo mercado ? Será fácil encontrar executivos com este perfil cada vez mais abrangente ?
Gradativamente parece ser bem perceptível a qualquer um a atual velocidade e intensidade como as mudanças estão ocorrendo. Se no século XX os dois maiores fenômenos que influenciaram decisivamente a forma da gestão organizacional foram o invento do computador e a globalização, tudo parece indicar que o maior primeiro fenômeno do século XXI será a RSC, ou seja, a Responsabilidade Social Corporativa. Cada vez mais estamos sendo impactados pelos acontecimentos das três dimensões do Desenvolvimento Sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Para saber mais : http://www.codigolaranja.com.br/ , consultado em 15\Agosto\07

Blog -O perfil esperado dos novos executivos



O perfil esperado dos novos executivos

Quais os cenários que hoje determinam o perfil que se espera encontrar nas novas lideranças que conduzirão as empresas nos próximos anos ? Que impacto já pode hoje ser percebido nas exigências requeridas pelo mercado ? Será fácil encontrar executivos com este perfil cada vez mais abrangente ?
Gradativamente parece ser bem perceptível a qualquer um a atual velocidade e intensidade como as mudanças estão ocorrendo. Se no século XX os dois maiores fenômenos que influenciaram decisivamente a forma da gestão organizacional foram o invento do computador e a globalização, tudo parece indicar que o maior primeiro fenômeno do século XXI será a RSC, ou seja, a Responsabilidade Social Corporativa. Cada vez mais estamos sendo impactados pelos acontecimentos das três dimensões do Desenvolvimento Sustentável: a econômica, a social e a ambiental.


Para saber mais :http://www.codigolaranja.com.br/?p=778, consultado em 15\Agosto\07


Escola de Negócios - Queen's School of Business and the Global Responsibility Initiative


Queen’s School of Business is proud to be chosen as one of a select, pioneering group of leading corporations and business schools to work on a range of pressing issues related to globally responsible leadership. This global initiative is being directed under the auspices of two prestigious, international organizations:The
United Nations Globa Compact and The European Foundation for
Management Development.


a saber mais consulta:http://business.queensu.ca/centres/csr/index.php

Site - Best Employers studies world

Based on the data collected in our Best Employers studies, Hewitt’s ongoing research into people management shows that successful companies know the value people can bring to the organization. Successful companies invest appropriately in their talent and measure the impact of their investments on the bottom line. These organizations create an environment that enables employee engagement and produces extraordinary results.

Hewitt’s global Best Employers research guides organizations in creating this advantage. In particular, the Best Employers research provides a framework for what makes a best employer, what motivates employees, and how Best Employers sustain their business in a challenging and competitive environment.
Para conhecer mais: http://was7.hewitt.com/bestemployers/
fonte:http://was7.hewitt.com/bestemployers/, consultado em 15\Agosto\07

Jantzi Social Index

In January 2000, Jantzi Research launched the Jantzi Social Index® with partners Dow Jones Indexes and Montreal-based State Street Global Advisors (SSgA). The JSI, a socially screened, market capitalization-weighted common stock index modeled on the S&P/TSX 60 consists of 60 Canadian companies that pass a set of broadly based environmental, social, and governance rating criteria. The JSI has begun to generate the first definitive data on the effects of social screening on financial performance in Canada.

In creating the JSI, Jantzi Research set out to create a benchmark against which institutional investors could measure the performance of socially screened portfolios. In addition, by tracking the JSI over time, Jantzi Research hoped to answer the question: How does the application of social criteria affect investment performance?

The terms "index" and "benchmark" are often used interchangeably, but they are not the same. An index is a mechanism for showing how a market has changed based on the prices of underlying securities. A benchmark is a tool for evaluating the success of a process. In order for an index to work as an investment benchmark, it must be:

Practical. An index should provide an unbiased model of the market segment it is intended to represent, and thereby provide a basis that managers may strive to outperform through good investment management.
Investable. The securities that make up the index should be available for investment.
Representative. An index should be as representative as possible of the underlying market, both in terms of market capitalization and industry coverage.
Complete. An index of a particular market should include as many securities as possible.
Widely recognized. Sometimes broad recognition of an index is better than perfection in the index, because it facilitates gaining acceptance, comparisons and, above all, the process of gathering of information.
Given that Jantzi Research's goal was to create the JSI as a usable benchmark, the companies therein represent a basket of stocks from which social investors might choose to invest based on a certain set of screening criteria. The JSI is not meant to reflect the 60 best companies in Canada nor does it presume to represent the only 60 companies that meet social and environmental criteria.

Noticias - 2006 Sustainability Report : Nexen Inc., a Canadian-based and globally active energy company



15th August, 2007
Nexen Inc., a Canadian-based and globally active energy company, has published its 2006 Sustainability Report: Doing the Right Things for the Right Reasons, available at www.nexeninc.com/sustainability/landing.asp
Nexen is strategically positioned in some of the world's most prospective petroleum basins: the North Sea, the deep-water Gulf of Mexico, the Middle East, offshore West Africa and the Canadian Athabasca oil sands.
This year's report features expanded data coverage, with more detailed disclosure on greenhouse gas emissions and integrity management. The report also features a self-assessment against the Global Reporting Initiative’s 2002 Guidelines.
For the third consecutive year, Nexen has engaged an independent multistakeholder group to provide an external perspective on the report. This year's report includes comments from the group on the current report, as well as Nexen's response to the group's recommendations on the 2005 report.
Nexen has produced a 10-page summary report in addition to its 50-page main report.
To view the reports online, visit www.nexeninc.com/sustainability/landing.asp. To request a print copy of the summary or the full report, send an email to: sustainability@nexeninc.comNexen is interested in your comments on its report. You can provide feedback via Nexen's CorporateRegister.com profile here.

Thursday, 9 August 2007

Noticia - Prêmio Destaque da Moda 2007 contou com 51 empresas inscritas




Nova Friburgo, (RJ) - A Feira Brasileira de Moda Intima não reservou espaço apenas para desfiles, fóruns ou palestras sobre moda. O primeiro dia da Fevest fechou dia 7 de agosto, com chave de ouro. A emoção ficou por conta das 51 empresas que inscreveram projetos nas modalidades de Responsabilidade Social e Design, quesitos obrigatórios para 4ª edição do Prêmio Destaque da Moda.
A convite do Conselho da Moda, especialistas do setor escolheram os vencedores após visitas e análises das empresas inscritas. Iniciativa do Sebrae, o Prêmio recebeu apoio integral do Sistema Firjan, Abit e Apex Brasil. Das 51 confecções inscritas, 29 foram destinadas à categoria "responsabilidade social" e 46 à "design". Considerando que algumas confecções se inscreveram nas duas modalidades, a comissão avaliadora analisou projetos de 75 empresas.
O prêmio Destaque da Moda é a única certificação para o setor de confecções de moda íntima, praia e fitness, que reconhece o esforço e a dedicação das empresas que fazem parte do pólo. Fernanda Gripp, gerente regional do Sebrae em Nova Friburgo, abriu a cerimônia de premiação, ressaltando a performance das empresas na busca por produtos com design diferenciado e, sobretudo, no esforço empreendedor aliado à responsabilidade social.
- Todos sabem como este setor é competitivo e os empresários estão sempre buscando um diferencial de mercado. Todas as empresas que inscreveram projetos se consideram vencedoras - ponderou Fernanda.
Cláudio Tângari, presidente da Firjan Regional e do Conselho da Moda, enfatizou que o grande vencedor do esforço das empresas premiadas é a indústria da moda de Nova Friburgo. Tângari destacou que a cada edição do evento, o Pólo demonstra mais consistência técnica e de estilo. E apontou dois itens fundamentais para o sucesso nacional do Pólo de Nova Friburgo: design e responsabilidade social.
- O grande desafio é provar que pequenas empresas, com poucos empresários em sua maioria, estão preocupadas com a questão da responsabilidade social. O que nos surpreende foi que mais de 40% das empresas do pólo já desenvolvem projetos nesta área - frisou Tângari.
Em cada uma das três faixas de premiação foram reconhecidas as empresas com maior pontuação que se classificaram em 1º, 2º e 3º lugar. A avaliação concerne os resultados das empresas estruturados sob dois aspectos: O primeiro [responsabilidade social], pelo qual são analisadas ações que contribuem para o desenvolvimento social e de seus funcionários, bem como ações relacionadas com o meio ambiente; o segundo [Design da Moda], concedido às empresas que atendem todos ou ao maior número possível de requisitos relacionados aos conceitos que norteiam os desenhos e estilo da moda. Ainda neste item, foram avaliados resultados econômicos, estéticos, funcionais e de originalidade.
As empresas premiadas: Resultados de Design: FAIXA 1: Empresas com até 15 funcionários: 1º lugar: Oxizen Sports 2º lugar: Delicato Lingerie 3º lugar: Kasulo Fitness.
FAIXA 2: Empresas de 16 a 30 funcionários: 1º lugar Monthal 2º lugar: Rosa Ativa Lingerie 3º lugar: Modas e Estilos.
FAIXA 3: Acima de 30 funcionários 1º lugar: De Chelles 2º lugar: Suspiro Íntimo 3º lugar: Lucitex.
Resultados Responsabilidade Social: FAIXA 1: Empresas com até 15 funcionários1º lugar: Encanto De La Luna 2º lugar: VCN Confecções 3º lugar : (não houve vencedor).
FAIXA 2: Empresas de 16 a 30 funcionários 1º lugar: DI Nicolli 2º lugar: Monthal 3º lugar: Xela Lingerie.
FAIXA 3: Empresas acima de 30 funcionários 1º lugar: Lucitex 2º lugar: DE Chelles 3º lugar: Suspiro Intimo.

Sunday, 5 August 2007

Prêmios Seed: ONG Brasileira recebe Prêmio de Inovação em Desenvolvimento Sustentável



BRASÍLIA - O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Clifford Sobel, entregará o Prêmio Seed 2007 à organização não-governamental brasileira Projeto Bagagem na segunda-feira (06), às 11h30, no auditório principal da sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Brasília. Estará presente na cerimônia o presidente do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto.O Projeto Bagagem, que é baseado em Lençóis, Bahia, objetiva melhorar a qualidade de vida de comunidades brasileiras de baixa renda por meio do desenvolvimento do turismo comunitário. Seus pacotes de viagem singulares dão aos visitantes uma visão em primeira mão de projetos locais de desenvolvimento e de reservas ambientais, numa abordagem inovadora para o ecoturismo de base comunitária. Esses itinerários de viagem já estão se tornando uma fonte de recursos para comunidades locais, além de serem uma experiência inspiradora para os visitantes. Prêmios Seed
Lançados em 2004 por uma comunidade global de organizações da Iniciativa de Apoio a Empreendedores pelo Meio Ambiente e pelo Desenvolvimento (ou “Seed”, em sua sigla em inglês: “Supporting Entrepreneurs for Environment and Development Initiative”), os Prêmios Seed reconhecem, a cada dois anos, cinco parcerias que combinam inovação e empreendedorismo em projetos voltados para desenvolvimento social sustentável de seus países. Os outros vencedores são do Vietnã, Peru, Equador e Serra Leoa.
As cinco parcerias ganhadoras representam diversas áreas de atuação, mas têm como característica comum o fato de que cada uma traduz objetivos ambientais e de desenvolvimento aceitos globalmente em ações comunitárias que respondem a prioridades e necessidades regionais específicas. Nos próximos 12 meses, cada um dos vencedores do Prêmio Seed receberá serviços específicos de apoio customizados para expandir e estender suas atividades, transformando-os de uma boa idéia de projeto em uma atividade social, econômica e ambientalmente sustentável.
Sócios fundadores da Seed incluem o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a World Conservation Union e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O Conselho da Iniciativa Seed inclui representantes dos governos dos Estados Unidos, Alemanha, Holanda, África do Sul, e Reino Unido, como também o parceiro privado Swiss Re. O conselho é atualmente presidido por Dan Reifsnyder, o secretário assistente adjunto de Estado dos EUA para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.
NR

Fonte: Embaixada dos Estados Unidos da América

Para saber mais consultar : http://www.seedinit.org/

Relatório sobre os Objectivos do Milénio confirma a existência de progressos no combate à erradicação da pobreza


Sete anos após a adopção dos Objectivos do Milénio por todos os Estados Membros da Organização das Nações Unidas, esta entidade decidiu divulgar, no passado mês de Julho, um relatório que pretende sistematizar todos os progressos obtidos até ao momento, assim como projectar estimativas em termos de cumprimento ou não do prazo definido em 2000.Segundo os dados publicados, verificou-se ao longo dos últimos sete anos um resultado positivo evidente em termos de implementação destes objectivos, nomeadamente no que diz respeito à redução dos níveis de pobreza: o número de pessoas que vivem com um rendimento equivalente a um dólar por dia passou de 1.25 biliões em 1990, para 980 milhões em 2004. Estima-se que se esta tendência continuar, os resultados definidos em 2000 para a redução da pobreza serão atingidos pelo menos nas zonas geográficas mais críticas. Outros dos indicadores que apresentaram uma evolução positivas estão relacionados com a redução dos níveis da mortalidade infantil a nível global, o progresso na luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, a expansão do controlo de doenças como a tuberculose e a malária, entre outros. Apesar destes progressos, continuam a existir problemas severos. Exemplos disto são as 500 mil mulheres que continuam a morrer todos os anos de complicações relacionadas com a gravidez e parto, ou os 2.9 milhões de pessoas que morreram no ano passado vítimas de SIDA, o que significou um incremento de 700 mil pessoas face ao número de mortes verificadas em 2001. Segundo declarações do actual Secretário-Geral da Nações Unidas Ban Ki-moon, as principais causas apontadas para a persistência deste tipo de situações são o facto dos benefícios do crescimento económico global continuarem a ser distribuídos de forma pouco equitativa, bem como o de os esforços desenvolvidos em muitos países estarem a ser dizimados por problemas de instabilidade e insegurança causados por factores como os conflitos armados ou os níveis alarmantes de HIV /SIDA.
Para mais informação ver
The Millenium Development Goals Report (pdf, 882,34 KB)