Tuesday 8 May 2007

Noticia\Internacional - G8 Ministros do Emprego apelam à boa vontade das empresas



«As empresas podem numa larga medida contribuir para dar um aspecto social à globalização assumindo voluntariamente as suas responsabilidades», no domínio das condições de trabalho por exemplo, segundo o comunicado final da reunião.
O ministro do Trabalho alemão Franz Müntefering, cujo país preside ao G8, o grupo das nações mais industrializadas, declarou na conferência de imprensa: «as empresas têm muitas oportunidades de assumir compromissos (sociais), queremos encorajá-las».
Müntefering deixou entender que a questão da responsabilidade social foi «discutida de forma pormenorizada».
«O melhor, ao meu ver, seria chegar a acordo com as empresas sobre regras que teriam um certo carácter vinculativo», acrescentou o ministro.
Além da responsabilidade social das empresas, os ministros reunidos em Dresde evocaram igualmente a questão do desemprego à escala internacional, assim como a da protecção social em particular nos países em desenvolvimento.
Müntefering assegurou que as questões sociais estariam na agenda da cimeira do G8 no início de Junho em Heiligendamm, «de forma equilibrada em relação aos outros temas ligados à economia e ao ambiente».
Além dos países do G8, a reunião de Dresden reuniu representantes do Bureau Internacional do Trabalho, da comissão europeia, do banco Mundial, da OCDE e do ministério do Emprego do Brasil.


fonte: Lusa/SOL

No comments: