Saturday 7 April 2007

Noticia\Brasil - A Universidade Tuiuti do Paraná é primeira universidade a ter Agenda 21 no Brasil



O Coordenador da Agenda 21 Brasileira no Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Bueno da Fonseca, proferiu palestra para cerca de 650 alunos, professores e convidados da Universidade Tuiuti do Paraná. Foi na noite do último dia 28 de março, no auditório do Campus Prof. Sydney Lima Santos (Barigüi) da UTP, após a instalação do Fórum Permanente da Agenda 21 na Universidade Tuiuti do Paraná.
Sérgio Bueno da Fonseca destacou o pioneirismo da UTP na implantação do Fórum Permanente da Agenda 21. “A Tuiuti abre um caminho que poderá ser seguido não só no Paraná, mas no Brasil inteiro. Nós entendemos que as universidades têm um compromisso social. Ao adotar a Agenda 21 na universidade, as pró-reitorias estão assumindo o compromisso de atuar de maneira pró-ativa na promoção da transformação social”, afirmou.
A Agenda 21 é o principal documento da Rio 92, uma das mais importantes conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 170 países assinaram o compromisso em busca do desenvolvimento sustentável, e cada nação desenvolve o projeto a sua maneira, de acordo com a sua cultura e suas necessidades.
Durante a COP8, conferência mundial sobre biodiversidade realizada pela ONU em Curitiba, no ano passado, a Agenda 21 Paraná promoveu um evento paralelo intitulado “Ações nas Universidades e Agenda 21”. O encontro resultou num protocolo com 25 recomendações para as instituições de ensino superior - focando no comprometimento das universidades na divulgação dos conteúdos da Agenda 21.
As recomendações também sugerem a implementação de cursos de extensão universitária com base na Agenda 21, no incentivo à pesquisa e na formação de parcerias, além da realização de debates sobre biodiversidade e sustentabilidade ambiental.
Na UTP, o fórum seguirá os moldes do Fórum Permanente da Agenda 21 Paraná - que é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e já foi apontado como um dos mais adiantados do país.

No comments: