Friday 2 November 2007

RESPIRO - Responsabilidade Social das Empresas e Construção Ecológica


O ICLEI – Governos Locais para a Sustentabilidade, desenvolveu um projecto que pretende actuar no campo da Responsabilidade Social das Empresas, o projecto RESPIRO.
Este projecto pretende encorajar a troca de experiências e a incorporação dos princípios da Responsabilidade Social das Empresas a nível das compras públicas, encorajando a troca de experiências entre o sector público e o sector privado e entre os compradores e os fornecedores.O debate entre os dois sectores contribuirá para a troca de experiências, disseminação de boas práticas e de informação contribuindo assim para uma produção e consumos mais responsáveis ecológica e socialmente.
O projecto pretende identificar as melhores práticas, políticas e linhas de actuação disponíveis, disponibilizar informação de casos de referência, promover o diálogo entre os diversos actores, e realizar encontros e conferências relativas à Responsabilidade Social das Empresas e às compras ambientalmente correctas, permitindo a disseminação da informação.
Tendo em conta que as autoridades públicas da Europa gastam por ano mais de 1500 milhões de euros em compras em bens e serviços para o sector público, a promoção de mudanças comportamentais nos consumidores com vista uma maior consciência ambiental e de responsabilização social, contribuirá fortemente para que as empresas iniciem processos de aplicação dos princípios de Responsabilidade Social das próprias Empresas.
Os dois sectores de actividade económica que merecem particular atenção, pelo projecto, são o sector da Construção e o sector Têxtil e do Vestuário. Estes são dois grandes empregadores em toda a Europa, pelo que, a promoção dos princípios da Responsabilidade Social das Empresas permitirá melhorar a qualidade de vida e as condições de trabalho de uma grande fatia da população europeia.
De acordo com um estudo recente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável os responsáveis nas áreas da construção e da imobiliária avaliam erradamente os custos e os benefícios dos edifícios ecológicos, criando obstáculos à procura de uma maior eficiência energética no sector da construção.Na realidade não só as questões ambientais que não são levadas em conta pelo sector da construção, as questões relacionadas com a responsabilização social e ética também têm sido negligenciadas.Por outro lado, as questões ambientais devem ser tomadas em atenção na aquisição de materiais, aumentando a procura e encorajando a aquisição de produtos e serviços ambientalmente correctos.
Embora com molduras legais diferentes tanto as compras públicas como as do sector privado têm muito a aprender em conjunto no que se refere a exigências sociais e práticas de mercado.
Mais informação sobre o projecto RESPIRO…


No comments: