Friday 2 November 2007

Lançamento do Guia para a Inclusão dos Riscos Ambientais e Sociais na concessão de crédito



Nos dias 5 e 6 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, realizar-se-á o Lançamento do Guia para a Inclusão dos Riscos Ambientais e Sociais na concessão de crédito para os Bancos Portugueses. Este lançamento está inserido na Conferência "Sustentabilidade no Sector bancário: Atitude e Mentalidades" onde serão apresentados os resultados da sondagem e estudo sobre este tema.
Pela primeira vez, Portugal discutirá a ligação existente entre a Banca e Seguros e os riscos e oportunidades Ambientais e Sociais. Será também lançado um Guia para a inclusão dos riscos ambientais e sociais na concessão de crédito dos Bancos Portugueses, validado por representantes da Associação Portuguesa de Bancos, Associação Industrial Portuguesa, Fundação Luso-Americana e Quercus.
A Sustentare, a Fundação Luso-Americana a Associação Industrial Portuguesa e a Associação Portuguesa de Bancos, promoveram o primeiro estudo nacional sobre a importância do sector bancário e de seguros, na promoção de um desenvolvimento sustentável para a economia Portuguesa. Este estudo dará a conhecer as expectativas dos consumidores Portugueses, PMEs e Grandes empresas em relação à criação de produtos financeiros amigos do ambiente e promotores do desenvolvimento social. Irá também dar a visão dos Bancos e Seguradoras em relação a esta temática, fornecendo assim um conjunto de informação relevante acerca do mercado da procura e da oferta de produtos financeiros sustentáveis.
Foi realizada uma sondagem pelo Centro de Sondagens da Universidade Católica de Lisboa sobre: “A sustentabilidade no mercado bancário Português: Atitudes e Mentalidades”, tendo sido efectuados 1200 inquéritos a consumidores e 100 inquéritos a grandes empresas, PMEs, Bancos e Seguradoras.
Com base nestas sondagens foi elaborado um estudo sobre a sustentabilidade no sector bancário em Portugal, identificando as oportunidades de negócio e tendências futuras. Além deste estudo foi elaborado um Guia sobre a forma como os bancos poderiam incorporar os riscos ambientais e sociais quando concedem crédito.
Nos dias 5 e 6 Novembro será realizada uma Conferência onde serão apresentados os resultados da sondagem e estudo, estando confirmadas as presenças de oradores internacionais de: Nações Unidas, Banco Mundial –IFC, Nedbank, World Resources Institute, Eiris, entre outros.A entrada na Conferência é livre, sendo necessário realizar a sua inscrição.
Para realizar a sua inscrição por e-mail para:
geral@sustentare.pt ou clique aqui

No comments: