Sunday 28 September 2008

Brasil - Faculdades particulares dedicam dia à responsabilidade social

Instituições de ensino comemoram neste sábado, 27, em todo o País, o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular. A data foi criada pela Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) para incentivar a discussão e implantação de ações de responsabilidade social nas faculdades, universidades e centros universitários.
Em Salvador, instituições aproveitam o dia para expor suas ações e os frutos dos trabalhos realizados durante o ano, sem esquecer os serviços a comunidades carentes, que a reboque, trazem visibilidade para suas marcas. O Centro Universitário da Bahia, por exemplo, optou por uma oferta de serviços e atividades diversificadas para a população em geral para marcar o dia.
O local escolhido foi o Parque da Cidade. Das 9h Às 17h, a população terá acesso gratuito a serviços como atendimento jurídico, orientações sobre direitos trabalhistas e Direito do Consumidor, verificação de pressão arterial e serviços de saúde, imunização e diversos outros. Haverá espaço também para profissionalização e entretenimento. Envelhecimento saudável, acupuntura, oficina de contos infantis, avaliação nutricional, corte de cabelo e massagem corporal.
Com o intuito de marcar a data, a Faculdade da Cidade do Salvador reúne uma série de atividades educativas e culturais para a comunidade, das 9h às 15h, no Edf. Nobre e na Praça da Inglaterra, ambos no Comércio. O evento terá música, vídeos educativos, ginástica laboral, Festival Gastronômico e uma brinquedoteca com atividades infantis.
Em parceria com órgãos públicos, estarão disponíveis também cadastramento para vagas de emprego do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), balcão de atendimento da Embasa, senhas para 2ª via gratuita de documentos da Secretaria de Segurança Pública, e serviços de saúde bucal do SESI. Os visitantes poderão participar ainda de oficinas de dança, pintura, bijuterias e reciclagem, bazar de escambo, consultoria em moda, palestras e cartilhas educativas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, e terão acesso a serviços de massoterapia, podólogo, corte de cabelo e outros.
Atividades acadêmicas - Na Universidade Salvador (Unifacs), o Dia da Responsabilidade Social também será lembrado com serviços à comunidade. As ações vão atender aos assistidos pelo Laboratório de Tecnologia Social (LETECS), em Mata Escura. A programação inclui caminhada ecológica, oficinas de finanças pessoais, ética urbana, manutenção de computadores, orientação para abertura de micro e pequenas empresas e histórias para as crianças.
Já nos prédios de aula da instituição, as atividades serão voltadas para profissionais de diversos setores. Um encontro de profissionais de web e palestras sobre eficiência energética e consumo consciente estão entre as atividades.
A Faculdade 2 de Julho optou por comemorar o Dia da Responsabilidade Social com ações voltadas para estudantes. As principais atividades dentre as que integram o evento comemorativo é um simulado solidário para o vestibular e o aulão interdisciplinar sobre o Aquecimento Global. O show da banda Massapé será responsável pela animação do público. A faculdade promete ainda premiar os melhores colocados no simulado com bolsas de estudos parciais ou integrais.
Estudantes interessados em participar podem se inscrever pelos sites www.f2j.edu.br ou www.colegio2dejulho.com.br , pelo telefone (71) 3114-3400, ou ainda na sede da instituição, que fica na Avenida Leovigildo Filgueiras, 81 (Garcia). A organização do evento sugere a doação de um livro, eu será integrado ao projeto de formação de bibliotecas comunitárias da instituição.
Confira a programação completa de outras faculdades em Salvador e saiba os detalhes sobre o Dia da Responsabilidade no Ensino Superior Particular 2008 no site da
ABMAES .

fonte:(http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf;.jbossdube1?id=970614 , consultado em 28\set\08)

No comments: