Sunday 31 August 2008

Seminário da Rede Ecos em Serpa



A Câmara de Serpa promove a 4 e 5 de Setembro, no cine-teatro municipal, o seminário "Construção sustentável – Novos paradigmas construtivos, sociais e económicos", no âmbito da acção preparatória Ecos – Energia e Construção Sustentáveis.
O Ecos é umas das cinco acções preparatórias aprovadas a nível nacional ao Programa Polis XXI – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação –, envolvendo as cidades de Serpa, Beja, Moura, Peniche, Óbidos, Torres Vedras e Silves, entre outros parceiros públicos e privados.
No âmbito do Ecos, Serpa propõe-se desenvolver quatro projectos: o laboratório da construção sustentável da terra; o cluster da construção civil sustentável (Zona Industrial de Serpa); o Ecoquartier (no centro histórico da cidade de Serpa); a Ecovilla de Santa Iria. Estes projectos "assentam no desenvolvimento do conhecimento, investigação, pedagogia, técnica e ciência e na dinamização da economia local e do tecido social/acção social da terra".
Serpa tem experiência na aplicação de técnicas de construção tradicional "amigas do ambiente", nomeadamente a construção em terra – taipas, abóbadas –, ensinadas na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.


No comments: