Sunday 31 August 2008

Empresas nacionais ajudam a tornar Berlenga livre de carbono



Uma «Berlenga sustentável e livre de carbono» é o objectivo do conjunto de acções a adoptar por empresas como a EDP, Efacec e Águas de Portugal. A ideia é tornar a ilha da Berlenga mais eficiente do ponto de vista ambiental.
Neste sentido, foi hoje assinada uma carta de compromisso com vista ao desenvolvimento do projecto «Berlenga � Laboratório de Sustentabilidade». Os objectivos principais passam por dotar a ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, explicou António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche.
A primeira fase do projecto será centrada nas energias renováveis. «Esperamos que antes do final do Verão já haja resultados ao nível da frente energética», adiantou Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.
Entre as várias acções previstas contam-se a instalação de painéis solares e aerogeradores eólicos, que irão contribuir para a criação de uma Berlenga livre de carbono. Em articulação serão integrados sistemas eficientes de gestão da água, saneamento e tratamento de resíduos sólidos, protegendo assim o ecossistema da Berlenga de danos potencialmente irreversíveis.
Além da EDP, AdP e Efacec, fazem parte do consórcio que vai desenvolver o projecto, e que também assinaram a carta compromisso, outras entidades, como o C3P - Centro para Prevenção da Poluição, Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Câmara Municipal de Peniche, o Instituto de Soldadura e Qualidade, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, a NASA e a Marinha Portuguesa.
«Em Portugal não é muito comum conseguir agrupar um número tão grande de empresas em torno da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável dos territórios», salientou António José Correia.

No comments: