Sunday 31 August 2008

Produtos verdes ainda não (con)vencem




Desde os anos 60 que o consumo tem vindo a aumentar exponencialmente. As despesas de consumo médio das famílias subiram de 4,5 biliões de dólares, em 1960, para 19,5 biliões em 2000. O World Wildlife Fund estima que seriam necessários três vezes os recursos actuais da Terra se todos os seres humanos consumissem o que consome o europeu médio, e cinco vezes caso o estilo de vida norte-americano fosse o modelo adoptado. A pegada ecológica humana ultrapassou a capacidade da Terra para produzir recursos e absorver os resíduos produzidos desde meados dos anos 80.

Considerando as tendências projectadas para os países desenvolvidos, o relatório «Talk the Walk – Advancing Sustainable Lifestyles through Marketing and Communications», elaborado pela Utopies, uma consultora em desenvolvimento sustentável, pela UNEP (United Nations Environment Programme) e pela UNGC (United Nations Global Compact), em Dezembro de 2005, alerta para a necessidade de operar-se a «desconexão absoluta» com o estilo de vida actual, de modo a permitir uma redução do impacte ambiental, apesar dos aumentos globais de população e consumo per capita.
Todavia, apesar de honrosas excepções, na maioria dos países as fatias de mercado dos produtos verdes dificilmente excedem os 4 por cento. A razão, diz o relatório, é que sem economias de escala, os grupos comerciais não fazem lucros suficientes através dos produtos verdes de modo a justificar investimentos em larga escala. «As campanhas para a diminuição dos volumes consumidos são raras e dificilmente beneficiam de uma robusta monitorização, de modo a aferir os reais impactes nos padrões de consumo», completa.
Segundo Afonso Lobato Faria, director da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), «existe um mercado de produtos verdes global, que está em forte ascensão, que inclui o território nacional e os consumidores portugueses». Também para Ana Paula Duarte, directora do Centro para o Desenvolvimento Empresarial Sustentável (Cendes), pode falar-se de um mercado de produtos ecológicos e ecoeficientes em Portugal. «Já estão à disposição dos consumidores produtos e serviços ambientalmente orientados», diz.Miguel Pinto, da cooperativa de comércio justo Equação, concorda que começa a existir um mercado para estes produtos, sobretudo junto aos grandes centros urbanos (Lisboa e Porto). «Dever-se-á à maior consciencialização dos consumidores, ao interesse de muitas empresas, e às normas e decisões politicas que incentivam e valorizam este mercado», reflecte.


No comments: