A Câmara Municipal de Lisboa e a marca de gelados Ben & Jerry's lançaram hoje no Largo de Camões um novo desafio de sensibilização ambiental, "Lisboa pelo Clima", que conta com o apoio da Quercus, Carbon2Oxygen, Self Energy e ValorSul.
Esta iniciativa sugerida pela marca de gelados visa "sensibilizar as pessoas a melhorar as condições de vida do planeta", afirmou à agência Lusa Marcos Perestrello, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
"A melhoria do planeta depende de cada um de nós", sendo o meio ambiente "uma das nossas prioridades políticas", salientou.
A responsável pela Ben & Jerry's em Portugal, Marta Quelhas, espera que esta iniciativa "sensibilize as pessoas e os agentes políticos e económicos para os problemas ambientais que nos afectam hoje em dia" e que "assumam um compromisso com eles próprios".
A Campanha "Lisboa pelo Clima" surge, também, como resposta às recomendações ambientais do Conselho Europeu para que todos os Estados membros concretizem o objectivo "20-20-20", que consiste em aumentar em 20 por cento a produção de energia a partir de energias renováveis, aumentar em 20 por cento a eficiência energética e reduzir em 20 por cento as emissões de gases com efeito de estufa.
A Ben&Jerry's vai recolher, até ao dia 25 de Abril, assinaturas em diferentes pontos da capital por um compromisso de uma cidade mais limpa e sustentável. O documento será, posteriormente, entregue à Câmara Municipal de Lisboa.
Ao longo deste dia, o Largo de Camões, no Chiado, é o anfitrião de uma exposição dedicada ao ambiente que promete muita animação, música e diferentes actividades criadas pelas entidades parceiras.
A tenda da Quercus dinamiza o espaço "Movimento e Energia", onde quem pedalar nas cinco bicicletas disponíveis produz electricidade e simula a utilização de energias renováveis no dia-a-dia.
O Espaço ValorSul aposta na utilização de dois Ecopontos insufláveis recreativos alusivos à separação de embalagens, destinados a crianças.
O Espaço Carbon2Oxygen apresenta uma exposição com soluções, serviços e produtos existentes no mercado que podem ajudar os cidadãos de Lisboa a adoptar hábitos e comportamentos mais amigos do ambiente.
fonte:http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/4b39f7c9925e176ff6cfe8.html , consultado em 22\ab\08
No comments:
Post a Comment