Tuesday 9 June 2009

Indonésia: Bolsa lança índice de “eco-responsabilidade” para as empresas


A Bolsa de Jacarta lançou um novo índice destinado a ajudar os investidores a promover as empresas “ecológica e socialmente responsáveis” na Indonésia, um país muito afectado pela deterioração do Ambiente.


A partir de ontem, o índice Sri (Sustainable Responsible Index) - Kehati lista 25 empresas, entre elas um produtor de óleo de palma, empresas de exploração mineira e cimenteiras, informou hoje Kehati, a Fundação indonésia para a Biodiversidade, que colaborou com a Bolsa para a iniciativa.

“Isto vai servir de parâmetro para os investidores que queiram investir nas empresas ciosas das suas responsabilidades ecológicas e sociais”, explicou Sani Burhanuddin, responsável pelo tema na Fundação.

As empresas serão avaliadas de acordo com seis critérios relativos ao Ambiente, compromissos sociais, boa governância, respeito pelos direitos humanos, direito do trabalho e práticas comerciais.

Kehati espera acelerar a consciencialização dos empresários, ainda pouco sensibilizados para as questões do Ambiente.

A Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, é considerada o terceiro maior emissor de gases com efeito de estufa (GEE), depois dos Estados Unidos e da China. Tudo por causa da desflorestação.

O índice Sri-Kehati é o segundo deste género a ser lançado na Ásia, a seguir ao Japão.


fonte:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1385880&idCanal=2100 , consultado em 09.junho.09

No comments: